Qual o significado dos dígitos do CPF?

Curiosidades


O CPF – Cadastro de Pessoa Física é um documento auxiliar que serve para identificação pessoal, geralmente sendo apresentado em conjunto com um outro documento com foto. Atualmente, em alguns locais do Brasil, já é emitido na certidão de nascimento do bebê. Não ter CPF leva a algumas restrições como a não possibilidade de abertura de conta em banco. Mas, e os seus dígitos, o que significam? Será que algum tipo de informação especial é transmitido com base nele?

Produzido pela Receita Federal
[Novo CPF pode ser impresso e plastificado. Imagem: Reprodução / Consultar Grátis]


O dígito fixo no CPF é o antepenúltimo, advindo da região brasileira em que se solicitou o registro, não podendo ser alterado posteriormente. Segundo dados do Senado Federal, tem-se a seguinte correspondência de dígitos:

0) Rio Grande do Sul;
1) Distrito Federal, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Tocantins;
2) Amazonas, Pará, Roraima, Amapá, Acre e Rondônia;
3) Ceará, Maranhão e Piauí;
4) Paraíba, Pernambuco, Alagoas e Rio Grande do Norte;
5) Bahia e Sergipe;
6) Minas Gerais;
7) Rio de Janeiro e Espírito Santo;
8) São Paulo;
9) Paraná e Santa Catarina.

Os demais oito que o precedem são algarismos gerados aleatoriamente, não tendo nenhum significado. Mas, os dois últimos, assim como em códigos de barras, servem como dígitos verificadores. Com dois dígitos é possível fazer números entre 00 a 99, em um algoritmo com módulo 11. Os dígitos verificadores permitem detectar algum erro de digitação do número do CPF.


E ainda mais para você: Marcas que grudam




GOSTOU DESTA POSTAGEM? USANDO A BARRA DE BOTÕES, COMPARTILHE COM SEUS AMIGOS!

Postar um comentário

0 Comentários