Raios, relâmpagos, trovões, espelhos, portas de metal e outros... o que tem a ver com o quê?

Variedades


Primeiramente vamos à Física da nossa questão. Raios são descargas elétricas altíssimas que ocorrem durante tempestades, cuja parte luminosa chamamos de relâmpago e a parte sonora de trovão. A diferença de potencial (d.d.p ou tensão) entre nuvem e terra deve ser tal que ocorra ionização do ar. Relampeja antes de trovejar porque a velocidade de propagação da luz é maior do que a do som. 

Raio
[Imagem: Marlon Delai]


Essa descarga ocorre usualmente nos pontos ou mais pontiagudos e/ou de maior altitude de um local. Porém a presença de espelhos e portas metálicas em si não atrai raios como muitas pessoas ainda acreditam. E em regiões com torres altas, como as de telecomunicações, ainda há a proteção dos para-raios, cujo alcance é de um raio igual à altura da ponta em relação ao nível do terreno.

Caso a descarga elétrica ocorra sobre um carro, ocorre o efeito de blindagem eletrostática, onde o campo elétrico interno é nulo (protegendo quem estiver no interior) e há distribuição de elétrons na região metálica externa. Porém se alguém entrar em contato com o veículo externamente irá ocorrer corrente elétrica e até mesmo a morte do indivíduo. Por isso é importante ninguém tentar 'ajudar' nestes casos pois se está a salvo, contando também com o efeito dos materiais isolantes presentes no interior.

Mas o maior mito quanto à incidência de raios está em sua frequência, pois um raio pode sim incidir sobre um mesmo local por mais de uma vez. Aliás, por inúmeras vezes (se até ganhar na loteria, onde há menor probabilidade, pode acontecer mais de uma vez)!


POST 1400 -  E ainda mais para você: O que um choque elétrico pode provocar?




GOSTOU DESTA POSTAGEM? USANDO A BARRA DE BOTÕES, COMPARTILHE COM SEUS AMIGOS!

Postar um comentário

0 Comentários