O que são Projetos ou Empreendimentos?

Variedades


Na linguagem do planejamento e controle de atividades de uma empresa, um projeto ou empreendimento é um ciclo fechado (com início e fim), onde ser realiza uma série de atividades cujo produto final será um produto (materializado) ou mesmo um serviço. Assim, o desenvolvimento de um novo produto seria um projeto, e a fabricação sequencial dele não configuraria um projeto para a empresa.

Empreendimento
[Imagem: Engenharia Compartilhada]


Quatro variáveis estão diretamente relacionadas a um projeto: tempo, custo, qualidade e escopo. Falando-se em tempo, é normal que se busque um menor prazo possível para a realização de um projeto, sob pena de crescimento de custos – funcionários, aluguéis de equipamentos, etc. - se uma meta temporal não for atingida. O custo é uma variável importantíssima, já que precisa ser otimizada ao máximo, dentro de economias em que o valor de um bem e seu respectivo preço são definidos pelo mercado, e não mais uma mera aplicação de margem de lucro sobre custos. Já a qualidade consiste no atendimento a normas e requisitos vigentes dados por órgãos como a ABNT ou mesmo os critérios de qualidade da clientela do serviço/produto a ser desenvolvido.

Por último, temos o escopo. Este pode se dividir em escopo do projeto e escopo do produto. O primeiro se refere a toda a caracterização e definição de quais atividades serão desenvolvidas ao longo do projeto, enquanto que o escopo do produto é a caracterização com todos os detalhes do produto ou serviço a ser realizado.

De forma a garantir um gerenciamento melhor do projeto, uma estratégia bastante usada é segmentar o escopo do projeto em partes menores e mais facilmente gerenciáveis/controláveis. Esta segmentação, porém, seguirá critérios de horizonte de planejamento e os respectivos patamares de planejamento (estratégico, tático e operacional), e critérios de ordem lógica de execução. Esta subdivisão entre atividades, com análise especial entre sucessoras e predecessoras, é chamada de EAP – Estrutura Analítica de Projeto, que serve de base para algumas outras etapas, refinadas até a completa caracterização de serviços e a conclusão do planejamento de um projeto.

E ainda mais para você: Valor e preço




GOSTOU DESTA POSTAGEM? USANDO A BARRA DE BOTÕES, COMPARTILHE COM SEUS AMIGOS!

Postar um comentário

0 Comentários