Algumas curiosidades de Geografia que você não viu na Escola

Curiosidades


Além das aulas que demonstram a linha do Equador (dizendo que ela é uma linha imaginária e está em uma dada posição) sem explicar qual a origem (por falar nisso, veja a explicação no post sugerido sobre estações do ano, logo abaixo), há muito mais curiosidades de Geografia do Brasil e do Mundo que chamam a atenção. Ficou curioso, então Venha-Ver!

Não, não foi o autor que deu uma pedrada no Português, mas está convidando o leitor a ver um pouco mais sobre a cidade de Venha-Ver, Rio Grande do Norte. A cidade ganhou este nome, segundo conta a sabedoria popular, por uma estória de uma moça que estava namorando um escravo, então seu pai, descontente, a mandou para longe. Quando uma escrava contou ao fazendeiro que sua filha estava conversando com o escravo, mesmo após a proibição do envolvimento, ele não acreditou, e aí surgiu o famoso Venha-Ver! O município existe desde 1992.

[Imagem: Taringa]


O Brasil é tão grande e tão cheio de coisas interessantes, que a gente se esquece de olhar para cada detalhe. Mas, voltando a ver nosso país como um todo, e lembrando daquelas aulas em que seu professor de Geografia disse que não importava a posição que você olhava um mapa-múndi, pois não havia uma representação totalmente certa (como as de Mercator, Peters, Azimutais, etc.), também há a representação de lá de Pato Branco, onde a gente consegue perceber que a América é um pato e que estamos nas cabeças (veja a imagem acima).

Outra prova de que o Brasil é extremamente grande é Altamira, no estado do Pará. O maior município do Brasil possui nada mais e nada menos do que 159 700 km² (aproximadamente), sendo o segundo maior município do mundo e maior (sozinho) em extensão territorial do que vários países como Portugal, Irlanda, Vaticano e Suíça, por exemplo.

Mais exemplos curiosos de municípios brasileiros são de Cachoeira Dourada e Cachoeira Dourada. Estes dois municípios são separados pelo Rio Paranaíba, estando um no estado de Minas Gerais e outro no estado de Goiás. Porém, mesmo que os nomes dos municípios sejam iguais, segundo o IBGE, os gentílicos são diferentes, sendo os goianos chamados de cachoeirenses-do-sul e os mineiros de cachoeirenses. Mas nem tudo se encontra tão junto assim – desde o município de Barra do Bugres – MT (que possui duas partes) até os EUA e Alaska, que estão separados fisicamente, mas pertencem a uma mesma estrutura político-administrativa.  

Já que falamos tanto em cidades e em proximidades, o Vaticano fica em Roma não é mesmo? Errado! O país do Vaticano fica ao lado de Roma e envolto pela Itália. Atualmente, é o menor país do mundo (0,44 quilômetro quadrado ou quarenta e quatro hectômetros quadrados), sendo uma cidade-estado com governo independente, que é, dentro do Vaticano e da Igreja, o papa. Porém nem sempre o estado cristão foi assim, tendo perdido seus territórios para a Itália pelo Tratado de Ladrão Latrão, mediante indenizações e outras cláusulas.

E ainda mais para você: Cidades brasileiras com nomes curiosos




GOSTOU DESTA POSTAGEM? USANDO A BARRA DE BOTÕES, COMPARTILHE COM SEUS AMIGOS!

Postar um comentário

0 Comentários