As castas indianas e as classes sociais

História


Quando se fala em classes sociais, automaticamente estamos classificando a população de acordo com seus rendimentos financeiros, o que é comum no modelo sócio-político-econômico adotado na maioria dos países, que é o Capitalismo. No Brasil, é comum ouvirmos falar nas classes A, B, C, D e E, porém a mobilidade entre classes sociais, ou seja, a ascensão econômica, depende apenas do êxito financeiro que um sujeito possa ter ao longo de sua vida, do seu esforço e das oportunidades que ele tiver. Porém em outros lugares do mundo, isto não era ou ainda não é uma verdade absoluta, como no caso da Índia, onde vigora o sistema de castas. 

Raj e Maya
[Maya (Juliana Paes) e Raj (Rodrigo Lombardi),
personagens de Caminho das Índias. Imagem: Televisão/UOL]


A novela Caminho das Índias, atualmente em reprise na TV Globo, mostrou ao Brasil um pouco deste sistema onde se considera que cada um nasce dentro de uma casta e, de acordo com esta casta, pode se relacionar com determinadas pessoas ou não, assumir determinados cargos na sociedade, etc. A mudança de casta, segundo as crenças indianas, ocorreria apenas após a reencarnação. Algumas das castas que compõem o complexo sistema são:

- Brâmanes: são sacerdotes e possuem acesso exclusivo às escrituras sagradas do Hinduísmo;
- Dálits ou intocáveis: são considerados impuros e se encontram no grau mais baixo da sociedade indiana;
- Mercadores: são predestinados a se dedicar ao comércio;
- Sudras: compõem a classe campesina, operária e escravos.

A diferença econômica diminuiu a partir do momento em que se proibiu o sistema de castas na Índia, na constituição de 1950. A partir de então, as classes deixaram de ser uma estrutura socioeconômica para se tornar uma estrutura social, onde já é possível encontrar pessoas que, financeiramente tenham progredido, mas não podem se relacionar com todas as outras por ainda ser muito forte a antiga tradição de castas.

Um dos grandes avanços para o povo intocável, dentro os que vêm se sucedendo ao longo dos anos, foi a eleição de um presidente indiano que fosse intocável, K. R. Narayanan, em 1997. Já é possível encontrar grandes empresários, médicos e outras funções na sociedade e que tenham origem intocável, também, e a evolução para um sistema onde classe social seja algo mais próximo do que ocorre no Brasil, ou, de forma mais ideal, em países europeus, é inevitável.





GOSTOU DESTA POSTAGEM? USANDO A BARRA DE BOTÕES, COMPARTILHE COM SEUS AMIGOS!

Postar um comentário

0 Comentários