Significados das bandeiras (23) - Estado do Ceará

Curiosidades


A bandeira cearense é, certamente, a mais brasileira das bandeiras estaduais. Observe que se ‘recortarmos’ a esfera celeste da bandeira nacional, e introduzirmos uma ‘folha’ imediatamente atrás, com o escudo de armas, temos esta bandeira. Assim como em outros casos, as matas e as riquezas minerais estão em destaque com as cores verde e amarelo. Fortaleza, o cearense e o extrativismo são representados pelo farol, jangada e a carnaúba (no brasão).

CE
[Imagem: Wikipedia]


A bandeira cearense é criação do comerciante João Tibúrcio Albano, filho do Barão de Aratanha, vindo receber proporções modulares em agosto de 1967: 14 módulos de altura e 20 de largura, 1,7 módulo de distância entre as o início das linhas médias dos lados da bandeira e o picos do losango central. O círculo central dista (em suas extremidades) 3,5 módulos do topo e da base da bandeira.

Sua instituição ocorreu em 1922, durante o governo de Justiniano de Serpa, mediante o Decreto nº 1.971. Já o Brasão foi instituído apenas em 22 de setembro de 1897 pela Lei nº 393. Das versões originais para cá, alguns elementos foram suprimidos, por conta de seus aspectos não muito politicamente corretos, como um ramo de fumo.

As estrelas constantes no brasão, em número de 7, representam as mesorregiões do estado, já que o objetivo de representar cada município do estado em versões anteriores ficou impraticável. Já o pássaro, que se trata da liberdade e pioneirismo ao abolir a escravatura em Acárape (atual Redenção), costumava se representado como uma pomba, mas sua forma atual se assemelha a uma andorinha.

Analisando de forma mais global o conjunto de elementos do brasão, vemos os quatro elementos em destaque: terra (sertão e carnaúba), ar (pássaro e serras), água (mar e jangada) e fogo (o sol ardente e brilhante do Ceará).


E ainda mais para você: Significado da Bandeira do Acre





GOSTOU DESTA POSTAGEM? USANDO A BARRA DE BOTÕES, COMPARTILHE COM SEUS AMIGOS!

Postar um comentário

0 Comentários