Significados das bandeiras (16) - Estado do Pará

Curiosidades


A bandeira do estado do Pará foi instituída pouco tempo após o estabelecimento do regime republicano, no ano de 1890, mais precisamente no dia 3 de junho, por proposta do deputado Higino Amanajás. Esta bandeira já existia a algum tempo antes que viesse a República, sendo até então o símbolo do Clube Republicano Paraense e sendo hasteada já em 16 de novembro de 1889 na ocasião da adesão paraense à República do Brasil.

PA
[Imagem: Governo do Pará]


Dentre as cores e símbolos da bandeira, temos em destaque uma estrela azul. Assim como em outras bandeiras do país, a estrela simboliza o estado como parte do país, em destaque. Algumas fontes históricas afirmam que a bandeira possui esta única bandeira solitária por conta de ter sido o último estado (até então província) a reconhecer a separação de Portugal. Já a faixa branca representa o Zodíaco. Já a faixa vermelha representa o espírito de luta do povo paraense. A proporção da bandeira é de sete por dez.

Se as propostas dos estados de Tapajós e Carajás houvessem sido aceitas, muito provavelmente as bandeiras a serem adotadas nestes dois novos estados não teriam influência forte do estado do Pará, mas sim assumiriam o esquema de cores da bandeira brasileira.

Outro detalhe curioso está no conjunto de cores manter o azul e o vermelho da bandeira extraoficial do período de Brasil Império, cuja representação você vê logo a seguir, correspondendo à Província do Grão-Pará.


[Imagem: Wikipedia]



E ainda mais para você: Significado da Bandeira do Tocantins

GOSTOU DESTA POSTAGEM? USANDO A BARRA DE BOTÕES, COMPARTILHE COM SEUS AMIGOS!

Postar um comentário

2 Comentários

  1. Se essa bandeira foi instituída após o início da República, tens como informar qual era a bandeira do período imperial? Desde já grato pela atenção dispensada.

    ResponderExcluir
  2. Olá Ricardo. Irei empreender uma pesquisa para ver sobre essa questão e enriquecer o post. Muito Obrigado por sua visita!

    ResponderExcluir

Seu comentário será publicado em breve e sua dúvida ou sugestão vista pelo Mestre Blogueiro. Caso queira comentar usando o Facebook, basta usar a caixa logo abaixo desta. Não aceitamos comentários com links. Muito obrigado!

NÃO ESQUEÇA DE SEGUIR O BLOG DO MESTRE NAS REDES SOCIAIS (PELO MENU ≡ OU PELA BARRA LATERAL - OU INFERIOR NO MOBILE) E ACOMPANHE AS NOVIDADES!