Significados das bandeiras (14) - Estado de Pernambuco

Curiosidades


A bandeira do estado de Pernambuco pertence ao conjunto das que não possuem o brasão estampado, mas, mesmo assim, possui uma série de elementos. Brasão e bandeira foram oficializados em momentos diferentes, na ordem em que foram citados. Quanto à bandeira, ela vem das ideias dos revolucionários de 1817 e oficializada, mais tarde, durante o governo de Manuel Antônio Pereira Borba (1915-1919), pelo Decreto nº 459, de 23 de fevereiro de 1917. Em sua primeira versão, foi idealizada pelo padre João Ribeiro de Melo Montenegro, com pintura de Antônio Álvares e costura do alfaiate José do Ó Barbosa.

PE
[Imagem: Wikipedia]


A bandeira de Pernambuco encontra-se em duas zonas bastante distintas, uma de cor azul, que simboliza a grandeza do céu pernambucano; e outra de cor branca, significando a paz. O arco-íris simplificado em três cores (amarelo, vermelho e verde), possui como significado a união de todos os pernambucanos. Logo acima, vem a visão do Estado como parte do País, sendo que a estrela caracteriza Pernambuco compondo o Brasil e sendo uma de suas fontes de brilho.

O Sol representado no interior da arco-íris do povo representa a força e a energia de Pernambuco, nada mais interessante que uma característica que vem de dentro do povo seja envolvida por ele. A cruz é um demonstrativo de fé, com justiça e entendimento, curiosamente disposta na faixa base da bandeira, demonstrando que ter fé fortalece as bases de um povo unido, cheio de força e energia. Como se pode perceber, todos os elementos se comunicam entre si e trazem um significado maior e bastante amplo, justificado pela criação por um padre.

Porém ela poderia não ser a bandeira definitiva. Pretendia-se que outros Estados aderissem à Revolução Pernambucana de 1817, e estes estados seriam acrescidos na forma de mais estrelas na região sobre o arco-íris. No modelo revolucionário, diferentemente do atual, havia três bandeiras.






GOSTOU DESTA POSTAGEM? USANDO A BARRA DE BOTÕES, COMPARTILHE COM SEUS AMIGOS!

Postar um comentário

0 Comentários