A Lenda da Erva Mate

Variedades


Várias são as lendas existentes dentro do Brasil, e tão variadas como as culturas regionais, cada uma traz particularidades e curiosidades bastante interessantes. No Rio Grande do Sul, é sabido que a origem do costume de beber o chimarrão é uma influência indígena, e, antes disso, há uma lenda que explica como o índio veio a conhecer aquela árvore e dela preparar o seu mate.

RS
[Imagem: Magia Literária]



Um índio guarani era cacique de uma tribo, sendo muito admirado por sua coragem e valentia. Porém o tempo passou e, sem um filho homem que pudesse assumir a sua função, ele pretendia ‘conceder a mão’ de sua filha ao mais bravo guerreiro entre os jovens da tribo, o único que poderia assumir tal função por ter as características que um grande líder precisava ter.

Mesmo sem que ele soubesse, sua filha já era apaixonada por ele, mas não revelara seu sentimento por saber que, se fosse sua esposa, teria de acompanhá-lo em toda a sua jornada e deixar seu pai sozinho. O pai, por sua vez, sabia que esse dia iria chegar e clamou a Tupã que lhe desse uma solução para esta situação.

Tupã então lhe mostrou uma árvore em que ele deveria retirar as folhas, secar e triturar. Depois, deveria aquecer a água e unir às folhas secas e trituradas. Também lhe ensinou que deveria usar um porongo e um canudo de taquara para bebê-la.  Aquele sangue verde iria se unir ao seu sangue, e toda a vez com que ele se sentisse sozinho, deveria beber daquela bebida, que iria lhe trazer calor, conforto e recuperar-lhe as forças. 

E ainda mais para você: Algumas lendas e mitos brasileiros





GOSTOU DESTA POSTAGEM? USANDO A BARRA DE BOTÕES, COMPARTILHE COM SEUS AMIGOS!

Postar um comentário

0 Comentários