Ilusões de Óptica

Curiosidades


A foto com o vestido azul e preto gerou uma grande discussão nas redes sociais por conta da ação da luminosidade, que trouxe tons dourados sobre as faixas escuras e um tom azulado bem clarinho. Esse conjunto de cores intermediárias que apareceram a foto deixavam dúvida de qual seria a cor correta, porém o cérebro de cada pessoa que viu a imagem é obrigado a tomar uma posição, ou seja, dar a sua interpretação de acordo com a sua experiência visual e dizer qual é a cor. O ajuste de interpretação de cores por parte do nosso cérebro ocorre o tempo todo, pois a luminosidade natural varia ao longo do dia.

Mas esta foto não é o único caso em que estamos vendo uma coisa e realmente enxergando outra – isso não acontece apenas quando estamos apaixonados – e sim em várias situações ao longo de nossa vida. Vejamos alguns exemplos dessa ilusões de óptica.

Fantástico
[Poliana Abritta veste o famoso azul e preto que causou alvoroço. Imagem: ZH]


Tevê, cinema, vídeos e desenhos animados: a nossa visão só consegue perceber as transições entre imagens se estas forem muito diferentes ou muito lentas. Quaisquer tipos de vídeos são conjuntos de imagens que possuem transição muito rápida, tão rápida que a nossa visão não consegue perceber o momento em que ela está ocorrendo.

Segredo
[Imagem: Renata Fulgêncio]

Tazos e quadros que se mexem: Os primeiros não são mais produzidos, enquanto que ainda há impressões que permitem este movimento em algumas peças plásticas, com a técnica de impressão lenticular. São impressas várias faixas em sequência de cada uma das imagens a ser representadas, cobertas por uma lente lenticular que permite visualizar, caso as imagens impressas componham uma sequência, algum movimento. Sem essa lente, não seria possível perceber este movimento, tanto que para quem chegou a conhecer um ‘tazo’ desse tipo aprendeu que tirando a película superior perdia toda a graça.

Na Copa do Mundo de Futebol de 2010, a Coca Cola fez uma campanha usando painéis lenticulares em que era possível ver uma ‘ola’ acontecendo, estimulando quem passasse por eles a contribuir com sua torcida.

Óptica
[Como funcionam estas impressões. Imagem: 3D Graf]

Vidros Espelhados: Possuem uma pequena película externa que impede a penetração de luz externa para o interior do ambiente, o que impede a visibilidade, enquanto a luz interna serve para haver visibilidade no sentido oposto. Porém à noite, se o interior estiver bem iluminado, ocorre o inverso. Em maior ou menor grau, como precisamos de que a luz reflita dos objetos e atinja nossos sensores visuais, quando um local está com seu interior escurecido e há mais luminosidade externa, há um efeito de espelhamento nos vidros comuns, porém bem menor do que nos que recebem tal película plástica.

Segredo
[Imagem: Vitória vidros]

Arco-íris e Aurora Boreal: O Arco íris tem a ver com a separação das diferentes faixas do espectro que compõem a luz solar (para saber mais, leia: O Arco-íris realmente existe? Como ele se forma?) Já a Aurora Boreal é um fenômeno que ocorre em regiões geladas do planeta com um espetáculo de cores no período noturno, formado por conta de elétrons excitados de gases atmosféricos que vão para camadas mais afastadas da Eletrosfera de seus átomos e, ao retornarem, completam o espetáculo.

Fenômenos atômicos
[Imagem: Nosso Caffelate]

Imagens que se mexem: Não estamos falando de arquivos .GIF – e sim de alguns tipos de imagens que, ao pararmos por algum tempo e prestarmos atenção nelas, passaremos a enxergar algum tipo de movimento mesmo que ele não exista. E não existe mesmo!

Não está não!
[Imagem: Guia Avare]


E ainda mais para você: Algumas curiosidades sobre animais (1)





GOSTOU DESTA POSTAGEM? USANDO A BARRA DE BOTÕES, COMPARTILHE COM SEUS AMIGOS!

Postar um comentário

0 Comentários