Transparência é a palavra-chave

Economia

Quando tratamos do mundo econômico-financeiro, há um único caminho irreversível, que é o da transparência. Essa característica é demonstrada tanto no dia-a-dia das pessoas como em grandes instituições, e é bastante importante por diferentes motivos, os quais serão elucidados a seguir.

em qualquer tipo de gasto
[Imagem: Página Global]


No dia-a-dia, cada vez mais se torna comum demonstrar o que se paga por determinado produto ou serviço de maneira mais detalhada, como preço por quilograma ou unidade em caso de pacote ou fardo e o preço pago em impostos em cada item ou pelo conjunto de itens. Neste caso, uma maior clareza nas informações permite uma comparação mais rápida entre produtos, levando em conta a qualidade junto, é claro; bem como o conhecimento pelo público em geral de quais são seus custos com impostos, o que, segundo diversas correntes, leva a uma maior pressão pública por gastos de recursos públicos de maneira mais adequada e eficiente.

Já no caso de empresas, as contas internas não são algo restrito e inacessível, que somente o setor financeiro tem acesso. Para a aprovação de empréstimos ou comercialização de ações na bolsa de valores, diferentes documentos que demonstram qual a situação econômico-financeira são exigidos, como, por exemplo, a demonstração de resultado do exercício (DRE).

Até agora foram usados dois exemplos de extremo, mas é possível demonstrar um terceiro intermediário. Seja um grêmio estudantil, uma associação de pais e mestres, um clube de peladeiros, um conselho paroquial ou até mesmo uma vaquinha-de-escritório. Para dar credibilidade e passar confiança a quem empregar seu dinheiro em qualquer caso, a prestação de contas é bem mais simples e deve ser feita de forma voluntária, para não gerar controvérsias. Em alguns casos, se o montante for alto, é recomendável reunir algumas das pessoas pagantes para definir rumos antes do emprego do dinheiro.

Em todos os casos, ao tratar de finanças, é importante haver transparência como tranquilidade a quem emprega recursos e confiabilidade a quem os administra.






GOSTOU DESTA POSTAGEM? USANDO A BARRA DE BOTÕES, COMPARTILHE COM SEUS AMIGOS!

Postar um comentário

0 Comentários