Significados das bandeiras (02) - Estado de Santa Catarina

Curiosidades

Como o próprio nome do estado nos informa, Santa Catarina de Alexandria é a padroeira deste estado. Inspirando-se nela, foi acrescido um losango verde às cores vermelho e branco, presentes em versões não oficiais usadas para representação das províncias brasileiras, em embarcações e poucas utilizações além. Mesmo que Santa Catarina tenha se tornado uma república durante o episódio da República Juliana, durante o movimento Farroupilha, ela não trouxe uma bandeira daquela época, sendo sua ‘atual’ bandeira datada de 1953.

[Imagem: Wikipedia]


A ‘touca’, ou barrete fígio era usada pelos camponeses da França. Assim como o estado vizinho, como vimos semana passada, os ideais da Revolução Francesa estão estampados nesta bandeira. Os ramos de café e de trigo representam as vertentes de produção de alimentos do litoral e do interior do estado, nesta ordem.

O segundo elemento de maior destaque, além da estrela da república, é a águia, que representa a força do povo que daquela terra nasce. Sendo um povo forte e guerreiro, um escudo, o escudo da República, o protege. Este escudo contém a data de estabelecimento do Regime Republicano no Estado.

Outro elemento importante é a chave, destacando Santa Catarina como ponto estratégico para o resto do Brasil, visto que acordos de posse de território e outros trechos históricos colocaram Santa Catarina como base de apoio para o Governo Central.






GOSTOU DESTA POSTAGEM? USANDO A BARRA DE BOTÕES, COMPARTILHE COM SEUS AMIGOS!

Postar um comentário

0 Comentários