Curiosidades
O
UNO é um jogo de cartas que conquistou fãs de todas as idades, apesar de que,
teoricamente, seja um jogo infantil, possuindo diferentes baralhos estampados
com imagens de heróis ou princesas dos desenhos animados. Podem jogar de dois a
dez jogadores, cada um com 7 cartas no início, vencendo aquele que terminar sem
cartas por primeiro (modo simples) ou que acumular a maior pontuação ao longo
de rodadas, ultrapassando o limite de 5000 pontos (modo de escore), sendo duas
formas diferentes de jogar.
[Imagem: App Device] |
Em
qualquer um dos modos, primeiramente se deve embaralhar bem as cartas, como
qualquer jogo de baralho. Por sorteio, ordem alfabética ou qualquer outro
critério escolhido pelos jogadores, será definido quem irá embaralhar e quem
irá cortar. O primeiro jogador é aquele que cortou o baralho.
A
distribuição das cartas e o jogo são convencionados no sentido horário
(convenção não dá muito para explicar, é como as danças de salão no sentido
anti-horário). Há cartas com números de 0 a 9; cores vermelha, amarela, verde e
azul; desenhos temáticos (de acordo com o baralho comprado). Após um jogador
escolher uma carta, o seguinte deve jogar outra que tenha uma destas três
coisas igual: cor, desenho ou número.
Assim
como outros baralhos, há a carta curinga,
de cor preta. Essa carta permite ao jogador escolher qual será a cor de
sequência, ou seja, que o próximo jogador irá ter de jogar. A carta +2 obriga o jogador seguinte a comprar
mais duas cartas, podendo ser usada a qualquer hora.
Outra
carta curiosa é a de dupla seta, que
inverte o sentido de jogo para anti-horário. A carta Ø faz com que o jogador seguinte perca a vez. Mas, dentre todas as
cartas, a mais emblemática é a carta +4,
que só pode ser usada quando não houver nenhuma outra opção pelo jogador que a
usar. O jogador que se sentir prejudicado pode pedir revisão das cartas que o
outro possuir. Se quem jogou a +4 tivesse
outra carta possível, será penalizado em pegar as 4 cartas que o outro teve de
pegar; mas se a revisão foi injusta, o outro será penalizado com mais duas
cartas além das 4 anteriores.
Assim
como nos outros jogos de baralho, é preciso avisar que se está prestes a
vencer, dizendo ‘uno’ em voz alta. Senão, o jogador pode esvaziar a mão e ser
obrigado a pegar mais duas cartas. Em outros jogos de baralho, se quem bateu
não avisar, o jogo continua e alguém pode ganhar em seu lugar, o que também
pode acontecer sem este aviso no jogo de UNO.
Quando
o jogo é por escore, a única diferença é que não importa mais esvaziar as mãos,
mas conseguir a maior pontuação até o teto de 5000 pontos. Essa pontuação é
fechada por rodada, ou para ninguém se perder, após cada um jogar e verificada
apenas ao fim da rodada, para ver quem ganhou. Nas cartas numéricas, cada uma
vale o seu número. A carta curinga, Ø, dupla
seta e +2 valem 20 pontos,
enquanto que a carta mais emblemática é a mais valiosa, com a +4 valendo 50 pontos.
□
GOSTOU DESTA POSTAGEM? USANDO ESTES
BOTÕES, COMPARTILHE COM SEUS AMIGOS!
0 Comentários
Seu comentário será publicado em breve e sua dúvida ou sugestão vista pelo Mestre Blogueiro. Caso queira comentar usando o Facebook, basta usar a caixa logo abaixo desta. Não aceitamos comentários com links. Muito obrigado!
NÃO ESQUEÇA DE SEGUIR O BLOG DO MESTRE NAS REDES SOCIAIS (PELO MENU ≡ OU PELA BARRA LATERAL - OU INFERIOR NO MOBILE) E ACOMPANHE AS NOVIDADES!