Você sabe jogar UNO?

Curiosidades

O UNO é um jogo de cartas que conquistou fãs de todas as idades, apesar de que, teoricamente, seja um jogo infantil, possuindo diferentes baralhos estampados com imagens de heróis ou princesas dos desenhos animados. Podem jogar de dois a dez jogadores, cada um com 7 cartas no início, vencendo aquele que terminar sem cartas por primeiro (modo simples) ou que acumular a maior pontuação ao longo de rodadas, ultrapassando o limite de 5000 pontos (modo de escore), sendo duas formas diferentes de jogar.

Como se joga UNO
[Imagem: App Device]


Em qualquer um dos modos, primeiramente se deve embaralhar bem as cartas, como qualquer jogo de baralho. Por sorteio, ordem alfabética ou qualquer outro critério escolhido pelos jogadores, será definido quem irá embaralhar e quem irá cortar. O primeiro jogador é aquele que cortou o baralho.

A distribuição das cartas e o jogo são convencionados no sentido horário (convenção não dá muito para explicar, é como as danças de salão no sentido anti-horário). Há cartas com números de 0 a 9; cores vermelha, amarela, verde e azul; desenhos temáticos (de acordo com o baralho comprado). Após um jogador escolher uma carta, o seguinte deve jogar outra que tenha uma destas três coisas igual: cor, desenho ou número.

Assim como outros baralhos, há a carta curinga, de cor preta. Essa carta permite ao jogador escolher qual será a cor de sequência, ou seja, que o próximo jogador irá ter de jogar. A carta +2 obriga o jogador seguinte a comprar mais duas cartas, podendo ser usada a qualquer hora.

Outra carta curiosa é a de dupla seta, que inverte o sentido de jogo para anti-horário. A carta Ø faz com que o jogador seguinte perca a vez. Mas, dentre todas as cartas, a mais emblemática é a carta +4, que só pode ser usada quando não houver nenhuma outra opção pelo jogador que a usar. O jogador que se sentir prejudicado pode pedir revisão das cartas que o outro possuir. Se quem jogou a +4 tivesse outra carta possível, será penalizado em pegar as 4 cartas que o outro teve de pegar; mas se a revisão foi injusta, o outro será penalizado com mais duas cartas além das 4 anteriores.

Assim como nos outros jogos de baralho, é preciso avisar que se está prestes a vencer, dizendo ‘uno’ em voz alta. Senão, o jogador pode esvaziar a mão e ser obrigado a pegar mais duas cartas. Em outros jogos de baralho, se quem bateu não avisar, o jogo continua e alguém pode ganhar em seu lugar, o que também pode acontecer sem este aviso no jogo de UNO.

Quando o jogo é por escore, a única diferença é que não importa mais esvaziar as mãos, mas conseguir a maior pontuação até o teto de 5000 pontos. Essa pontuação é fechada por rodada, ou para ninguém se perder, após cada um jogar e verificada apenas ao fim da rodada, para ver quem ganhou. Nas cartas numéricas, cada uma vale o seu número. A carta curinga, Ø, dupla seta e +2 valem 20 pontos, enquanto que a carta mais emblemática é a mais valiosa, com a +4 valendo 50 pontos.

E ainda mais para você: Hill Climb Racing





GOSTOU DESTA POSTAGEM? USANDO ESTES BOTÕES, COMPARTILHE COM SEUS AMIGOS!

Postar um comentário

0 Comentários