Sites que ajudam estudantes a fazer suas matrículas estão no ar em algumas universidades públicas

Variedades

Ao contrário dos tempos de colégio, onde os setores de direção e secretaria escolares ficavam matando a cabeça para fechar os horários dos professores e de suas respectivas turmas, na graduação em diante cabe aos próprios alunos fechar seus horários da maneira mais adequada e de acordo com as demais atividades que façam, visto que alguns estagiam ou fazem alguma outra atividade além do curso superior.

Em algumas universidades particulares, esta tarefa é mais fácil, visto que os horários são mais fechados e se ajustam a um turno entre manhã ou tarde. Mas nem todas são assim e entre as universidades públicas, a coisa piora. Outro problema é o choque de horários, visto que, como estes não são previstos para que uma mesma matéria dada por professores distintos coincida no mesmo horário ou, se em horário diferente, que não bata com o horário das demais.

[MatrUFSC. Imagem: O Blog do Mestre]



A tarefa de montar um horário demandava tempo e exigia a verificação em cadastros de turmas ou até mesmo efetuar as matrículas nos sites das universidades e depois repetir o procedimento. Outro problema é o fato destes sites terem um tempo máximo de permanência, expirando a sessão após este período.

Então, surgiram alguns sites que auxiliam os estudantes nesta tarefa, como o MatrUSP, desenvolvido pelo estudante Pedro Paulo Vezzá em um projeto de iniciação científica em Ciências da Computação, e o MatrUFSC, desenvolvido pelo Programa de Educação Tutorial em Ciências da Computação. Com eles é possível adicionar as disciplinas e fazer simulações de horários, prever possíveis choques e salvar estas simulações.

Porém, isto não dispensa o procedimento padrão de matrícula nos sites oficiais das Universidades. Os dados são coletados diretamente dos sites oficiais (JupiterWeb na USP e CAGR na UFSC) e atualizados de quando em quando. Num futuro próximo seria interessante a ideia da união entre sistemas, mas é algo para se pensar a longo prazo, visto as dificuldades técnicas na realização. De qualquer forma, são boas ideias assim que facilitam a vida do aluno, ajudando a fazer uma boa escolha.






Þ GOSTOU DESTA POSTAGEM? USANDO ESTES BOTÕES, COMPARTILHE COM SEUS AMIGOS!

Postar um comentário

0 Comentários