Algumas funções de calculadoras científicas


As calculadoras científicas possuem funções especiais que facilitam a vida dos estudantes, poupando tempo no cálculo de valores estatísticos, funções geométricas, sistemas de coordenadas polares ou somatórios comuns.
Nas calculadoras científicas de duas linhas mais comuns, HP 10s e Casio FX82MS, o procedimento para o cálculo de média, desvio padrão comum e experimental (amostral), soma e soma de quadrados são os seguintes:
Digite a tecla SHIFT para ativar a função que apaga a memória da calculadora e, em seguida, aperte MODE. Surgirão três opções.  Digite a tecla contendo o número três, correspondente à opção ALL e duas vezes a tecla igual '='. Assim, serão apagadas todas as memórias da calculadora e esta estará limpa para receber os novos valores.
Feito este procedimento de limpeza, pressione as teclas ALPHA e MODE. Dentre as opções mostradas no visor, escolha SD, correspondente à tecla número dois. Digite o primeiro valor desejado para as modalidades de cálculo citadas no ínicio do post. Para acrescentar este valor à memória da calculadora, aperte a tecla M+. Observe que surgirá a visualização n = 1, que indica que há apenas um valor memorizado. Para acrescentar novos valores, repita este procedimento quantas vezes necessário. A cada acréscimo, será visível o número de dados armazenados. Lembre-se: será armazenado o valor constante na primeira linha da calculadora.
Pressione a tecla SHIFT e a tecla 1 ou a tecla 2. Escolhendo a tecla de número 1, aparecerão as opções de somatório e somatório de quadrados. Aperte a tecla correspondente à opção desejada e digite igual para visualizar. De maneira análoga, digite SHIFT e a tecla 2 para ver média, desvio padrão e desvio padrão amostral / experimental, digitando a tecla numérica correspondente (1, 2 ou 3).
Por fim, é recomendável repetir o procedimento de limpeza da memória. □  

Veja também: (Literatura) Sacolas descartáveis, vidas descartadas

Postar um comentário

1 Comentários

Seu comentário será publicado em breve e sua dúvida ou sugestão vista pelo Mestre Blogueiro. Caso queira comentar usando o Facebook, basta usar a caixa logo abaixo desta. Não aceitamos comentários com links. Muito obrigado!

NÃO ESQUEÇA DE SEGUIR O BLOG DO MESTRE NAS REDES SOCIAIS (PELO MENU ≡ OU PELA BARRA LATERAL - OU INFERIOR NO MOBILE) E ACOMPANHE AS NOVIDADES!