Confraternização realmente universal não combina com racismo

Cultura & Comportamento


Estamos no primeiro dia de 2018. Todos nós buscamos um ano diferente, com sentimentos e vibrações melhores. Então porque não começar olhando para nossos irmãos, como diriam os mais religiosos, e dar as mãos. Não importa onde o racismo começa, mas onde e como ele certamente irá minguar.

http://www.oblogdomestre.com.br/2018/01/ConfraternizacaoUniversalComBrancosPardosENegros.CulturaEComportamento.html
[“Vamos dar as mãos”. Imagem: Mails para a minha irmã]



No Brasil, há mais de um século foi declarado o fim da escravidão de pessoas negras. Porém essas mesmas pessoas e seus descendentes foram tirados de sua terra natal e trazidos ao Brasil, onde perderam a liberdade e foram proibidos de viver a seu modo, manter sua cultura e suas crenças. A liberdade foi retomada, mas houve a falta de outros itens que permitem a plena condição digna, como educação, cultura e oportunidade de emprego.

Apesar de que a população brasileira seja, em sua maioria, negra, ainda é comum associar um indivíduo negro a condições de pobreza e criminalidade. Esse raciocínio é bastante ruim, refletindo uma realidade de desigualdade de oportunidades, podendo impedir a ascensão social e gerar um ciclo vicioso.

Ainda existem pessoas que explicam a condição econômica inferior, infelizmente ainda regra, como resultado de um suposto descaso com o trabalho, preguiça mesmo. Mas se trata de um paradoxo semelhante ao primeiro emprego e a experiência – sem uma oportunidade como existirá qualquer experiência?

Pessoas negras, assim como caucasianos, possuem uma vontade enorme de contribuir com a sociedade. Então o jeito é corrigir as desigualdades contratando apenas pessoas negras em seleções de candidatos no futuro? Ou assumir algum tipo de cota? Não necessariamente. Uma ideia bastante interessante, para os modernos conceitos de como fazer a seleção de candidatos a uma vaga de emprego, está em selecionar, a princípio, currículos às cegas (sem foto, nome e sexo do candidato) e entrevistas com grupos de avaliadores, onde os selecionados são obtidos por consenso, evitando preconceitos de indivíduo. Dá-se a chance a todos e são escolhidos aqueles que forem competentes para ocupar um cargo, podendo ter o candidato qualquer cor de pele.

Dar oportunidade de emprego e ascensão social será um grande passo no combate ao racismo. E outro passo importante mora na educação e cultura de cada indivíduo. Será preciso reforçar a igualdade, onde ela é necessária, e a diferença, onde ela necessita ser respeitada. Em termos de educação, tratamento como pessoa, civilidade e cidadania, deve-se tratar a uma pessoa negra em condições de igualdade. Filhos e netos precisam saber que todos são iguais nesses aspectos, e a Escola tem papel fundamental no fortalecimento dessa consciência. Por outro lado, o povo negro do Brasil possui suas crenças próprias, danças, penteados, ídolos e música, que podem ser diferentes de outras vertentes, mas merecem todo o respeito dentro da diversidade cultural brasileira. São “coisas-de-preto” das quais todos devem sentir orgulho, respeito e admiração.

Então, embalados por ares de um ano novo, vamos renovar conceitos e abraçar uma população que de minoria não tem nada. É preciso fazer um Brasil com B maiúsculo, com cidadãos unidos sob um mesmo sentimento, onde não cabem pensamentos pequenos e rancorosos como o racismo.                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                


👉 E ainda mais para você: A escravidão ao longo da História



GOSTOU DESTA POSTAGEM ? USANDO A BARRA DE BOTÕES, COMPARTILHE COM SEUS AMIGOS 😉!

Postar um comentário

0 Comentários