O desafio dos tanques

Curiosidades


O desafio dos tanques está circulando nas redes sociais, bastando responder a seguinte pergunta: “Qual tanque vai encher primeiro? “ Observe atentamente a figura a seguir e veja qual o seu palpite:

http://www.oblogdomestre.com.br/2017/07/DesafioDosTanques.Fisica.Curiosidades.html
[Imagem: Circulando pelo Facebook]



Para responder a este desafio vamos considerar que a perspectiva da torneira esteja correta 😜. Também é necessário atentar a alguns princípios da Física quanto ao escoamento e deposição da água. O Princípio dos vasos comunicantes indica que num conjunto de reservatórios ou dutos ligados entre si, o preenchimento irá ocorrer uniformemente em todos eles, de modo que, quando cheios, irão permanecer sob uma mesma cota. Este preenchimento se dará da menor para a maior cota, considerando a “comunicação” entre os elementos do sistema hidráulico. Para um mesmo líquido, não importa a seção ou forma dos elementos unidos no sistema.

Observe que os tanques 1 e 2 estão unidos entre si por um duto de ligação. O mesmo ocorre entre os tanques 3 e 4. A união entre os tanques 2 e 3 está obstruída. Desta forma, considerando o enchimento uniforme de 1 até o nível da união com o tanque 2, e o posterior preenchimento de 2 até a uniformização, como a cota superior da borda de 2 está abaixo do topo do tanque 1, o tanque 2 irá encher e transbordar (caso a torneira permaneça aberta), 1 não irá encher completamente, e 3 e 4 permanecerão vazios. Assim, quem enche primeiro é o tanque 2.

E ainda mais para você: A Ana Diferentona ou Ana Bolt



GOSTOU DESTA POSTAGEM ? USANDO A BARRA DE BOTÕES, COMPARTILHE COM SEUS AMIGOS 😉!

Postar um comentário

0 Comentários