Respeite o espaço do outro

Cultura e Comportamento


Inevitavelmente, em algum momento, vamo-nos deparar com alguma situação que exija convivência coletiva e, com ela, um modo de agir condizente com essa situação. Respeito e educação são importantes, mas não são iguais em todos, de modo que nem todos interpretam uma atitude de uma mesma forma... 

É bom em todos os sentidos!
[Imagem: Click Grátis]


Ao viajar de ônibus 🚌, por exemplo, quando um passageiro abre suas pernas gera incômodo para o outro ao lado que, para evitar o contato, vai parar no corredor. Pode ser que o passageiro mais livre se sinta mais confortável, mas pode ser que haja uma intenção clara de forçar a barra em um contato físico.

Quando falamos de filas especiais e vagas para idosos e deficientes, além de educação, a Lei prevê a necessidade do respeito. Mas, quando as filas especiais são para caixa rápido, caixa para jogos, somente pagamento de contas e outras situações, é preciso ser compreensivo quanto ao não uso, com troca pela comum, ou vice-versa. Estas filas só funcionam se houver atendente. Caso contrário, ninguém deve ficar sem atendimento, esperando na fila correta!

Quando se fala em estacionar na rua, é primordial pensar na circulação e em não bloquear o direito de ir e vir do outro. Não se deve nem estacionar ou em local proibido ou longe da calçada ou trancando a via. O mesmo vale para fechar a vaga de estacionamento do outro.

Ao utilizar salas de aula e outros espaços públicos, é preciso ajudar quem trabalha na limpeza e organização. Não significa fazer o serviço dessas pessoas, mas ter o gesto simples de organizar a bagunça que se fez, como no exemplo japonês na Copa do Mundo FIFA 2014, aqui no Brasil.

E você, de qual forma respeita e considera a presença do outro? Deixe sua resposta nos comentários.

E ainda mais para você: É preciso ter limites!




GOSTOU DESTA POSTAGEM? USANDO A BARRA DE BOTÕES, COMPARTILHE COM SEUS AMIGOS!

Postar um comentário

0 Comentários