Os Estados Físicos da Água

Química


Dentre as diferentes substâncias existentes na natureza, a água (H2O) é a única em que costumamos dar nomes diferentes às diferentes formas de apresentação, ou seja, aos diferentes estados físicos: gelo, água e vapor. Influem em ela estar em um ou outro estado físico a pressão de vapor, temperatura, presença de outras substâncias em solução, entre outros fatores.

Água, gelo e vapor
[Imagem: Ambiente Martinópolis]


A escala de temperatura Celsius foi baseada nos estados físicos da água, quando ela não está em solução: 0ºC equivalem à temperatura de passagem do estado sólido (gelo) para o líquido (água), chamada de fusão - quando ocorre o inverso, temos a solidificação; 100ºC são, ao nível do mar (e demais CNTP), a temperatura de ebulição, que é a passagem do estado líquido (água) para o de vapor (gasoso).

Estas temperaturas podem variar de acordo com a localização (que define pressão atmosférica, por exemplo), e também com a presença de soluto na água (solvente): o cloreto de sódio abaixa a temperatura de fusão e aumenta a de ebulição; também modifica-se o patamar de mudança de estado físico, onde a energia fornecida pelo ambiente deixa de ser usada apenas para mudar de estado físico, mas também para ganho de temperatura. A pressão de vapor (que define a saturação máxima do ar em relação à quantidade de água dissolvida) também influi na mudança de estado físico da água.

Outro comportamento usual na mudança de estado físico é, à medida que ocorre o aumento de temperatura, ocorrer um afastamento entre moléculas e uma maior movimentação de cada partícula, com um aumento da energia cinética média das moléculas. Assim, se observarmos o retículo cristalino (a organização molecular), veremos o gelo com moléculas bem organizadas e ordenadas, a água com partículas mais desordenadas e afastadas, e o vapor de água como uma extrema bagunça. O volume, em via de regra (veja alguns poréns da água nos posts sugeridos), aumenta com a temperatura.

E ainda mais para você: Você é racional no uso da água?




GOSTOU DESTA POSTAGEM? USANDO A BARRA DE BOTÕES, COMPARTILHE COM SEUS AMIGOS!

Postar um comentário

0 Comentários