As tevês analógicas deixarão de funcionar?

Tecnologia


Com a chegada das transmissões digitais pelas emissoras de TV e um constante processo de troca das TV’s de tubo pelas digitais, de menor espessura e com monitores de maiores dimensões, cores mais nítidas, som de melhor qualidade e muito mais interatividade, uma pergunta ainda fica: e as antigas tevês de tubo, ainda servirão para algo? Ou ainda, se eu não tiver dinheiro para comprar uma nova e ainda quiser usar a minha TV fiel escudeira? A resposta para estas perguntas é muito simples e para qualquer tipo de televisor começa da mesma forma...


Se você tem uma tevê analógica ou digital, terá de adquirir também uma antena que seja capaz de captar e transmitir este sinal. Ela pode ser adquirida em qualquer loja de eletrônicos especializada. Em alguns lugares, o sinal digital pode ser captado apenas por uma pequena antena interna, enquanto que em outros é necessário conectar uma antena externa (de maior porte).

Alguns modelos de antenas externas são diferentes daquele famoso modelo espinha-de-peixe e podem ser instaladas mesmo dentro de casa, de forma a permitir uma excelente captação de sinal, ainda. No entanto, se houver a necessidade de conectar antena externa (usando externa ou internamente à residência), é necessário comprar um cabo coaxial para fazer a ligação.

Para as tevês de tubo ou analógicas, há duas diferenças: ter que comprar um conversor digital, nos mesmos moldes de quem usa tevês por assinatura ou parabólica, que deve fazer o meio de campo entre antena e tevê; e que uma porção das laterais da imagem será cortada. Note que as emissoras deslocaram o logotipo para a esquerda do vídeo para que fique visível em todos os tipos de aparelhos. Além disso, as tevês de tubo ainda podem ser usadas conectadas a câmeras de monitoramento, por exemplo.

Veja o procedimento exemplificado abaixo:

[Imagem: (Adaptação) RBSTV]


Vale lembrar que o desligamento das transmissões analógicos já está previsto para todo o país, de forma gradual, começando por Brasília.







GOSTOU DESTA POSTAGEM? USANDO A BARRA DE BOTÕES, COMPARTILHE COM SEUS AMIGOS!

Postar um comentário

0 Comentários