Semelhanças e diferenças entre teclados do Android, iOS e Windows Phone

Tecnologia

Quando se trata de comparativos entre dispositivos móveis, muitos quesitos diferentes podem ser abordados. Neste caso, vamos falar um pouco mais sobre os teclados virtuais dos três sistemas mais populares.

Digitar em um dispositivo móvel, principalmente em um smartphone, pode não ser uma tarefa muito simpática, devido ao tamanho das teclas virtuais. Por isso, todos os SO's possuem um sugestor ortográfico. Entretanto, a forma com que ele funciona varia nos detalhes. Nos sistemas Android, as sugestões 'corrigem' o texto automaticamente  em aplicativos de redes sociais, o que pode levar a textos um tanto inesperados.

Windows Phone, Android e iOS
[Diferentes teclados e um sentido em comum]


Um recurso interessante no Windows Phone é que, mesmo após a sugestão aceita, se você apagar um trecho de uma palavra, ressurge o sugestor. Para o Android, em alguns casos, a sugestão de texto reaparece apenas ao retomar a edição em um editor de texto, como o QuickOffice, por exemplo.

Para ajudar na edição de textos, já que os botões podem ser um tanto pequenos e/ou estreitos, todos os teclados destacam com cor as letras digitadas. No caso do Windows Phone, este destaque é feito com a cor do tema escolhida pelo usuário.

Um recurso que falta em todos estes teclados, que se pode obter apenas com o download de programas de terceiros, é o de ter botões de circulação pelo texto (setas laterais), que agilizam correções em alguns casos, já que a seleção manual do local de edição não é tarefa fácil se desejar editar ao fim do parágrafo.

No que se refere à alternância entre maiúsculas e minúsculas, o iOS se difere dos demais por, ao invés de apresentar o texto em maiúsculo apenas quando este é ativado, é como um teclado físico. Mesmo assim, ainda há diferenciação na digitação de maiúsculas com a mudança de cor do teclado, que de branco vira acinzentado.

Já no uso de emoticons e na alternância entre línguas, o destaque é do Windows Phone. Ao longo da digitação, ele já oferece sugestão de emoticon baseada no texto imediatamente anterior. Só um cuidado: nem tudo é compatível com os demais softwares! A língua em que o texto pode ser digitado aparece, em alguns casos, ao lado do botão de espaço, e muda os caracteres especiais.

A inserção automática de espaço é um recurso de agilidade, em que o Android se sai melhor, fazendo-a após um clique sobre uma das sugestões. O Windows Phone insere espaço sem esperar a ação do usuário quanto à pontuação. Isso não acontece na digitação de logins, onde o pódio se inverte, pois a sugestão gramatical do wp não fica corrigindo e-mails. Para os três SO's, nem sempre eles conseguem alterar o teclado para otimizá-lo ao formato e-mail, algo que talvez deva ser corrigido em versões posteriores.

Na essência, todos estes teclados são bem semelhantes. Entretanto, essas peculiaridades podem melhorar a vida de um ou outro usuário, visto que nem todos usam celulares e tablets da mesma forma. Caso se deseje recursos mais avançados, pode ser útil partir para um teclado de terceiros, disponível nas lojas de aplicativos de cada SO.



E ainda mais para você: Como ter o WhatsApp em seu tablet





GOSTOU DESTA POSTAGEM? USANDO A BARRA DE BOTÕES, COMPARTILHE COM SEUS AMIGOS!

Postar um comentário

0 Comentários