O que fazer para proteger materiais de corrosão por formação de pilha galvânica?

Química

São necessárias diferentes medidas para que sejam evitadas as consequências sérias dos efeitos de corrosão por formação de pilha galvânica, que incluem revestimentos protetores, inibidores de corrosão e isolamento elétrico de materiais. Veja abaixo, de maneira mais detalhada, cada uma destas medidas:

Corrosão
[Imagem: Voz em fuga]


Isolamento elétrico dos materiais que possuem potencial de eletrodo distinto: preferivelmente não devem ser projetadas estruturas e equipamentos que possuam contato direto entre materiais com potenciais de eletrodo muito distintos. Porém, quando for inevitável a existência destas diferenças em proximidade, como no caso entre chapas de alumínio sobre estruturas de aço, juntas de latão em canalização de aço, entre outros exemplos; nos pontos de junção, gaxetas, niples e arruelas não metálicas (Hypalon, Teflon (usado na estátua da Liberdade, em restaurações), Celeron, etc.) devem ser usados, de forma a agir como isolantes.

Materiais de sacrifício: luvas e niples de desgaste podem ser utilizados em caso de uniões de canalizações de pequeno diâmetro, onde a resistência elétrica dos líquidos fazem com que a ação galvânica e o consequente ataque corrosivo perduram até 4 diâmetros longe da junção. Esta solução é válida apenas em impossibilidade de, ou troca total de tubulações metálicas por plásticas em PVC e PPR, onde continuidade das tubulações usando este mesmo tipo de tubulação plástica.

Aplicação de revestimentos protetores: por meio de pinturas, tanto a superfície dos prováveis ânodo e cátodo devem ser protegidas e separadas por película de tintas. Para que, em caso de falha da proteção do cátodo (tinta), se recomenda a pintura do ânodo também.

Uso de materiais com potenciais próximos: Busca-se ao máximo utilizar metais com potenciais de eletrodo próximos, se não houver a possibilidade de usar o mesmo material em peças adjacentes.

E ainda mais para você: Mecanismos de corrosão





Þ GOSTOU DESTA POSTAGEM? USANDO ESTES BOTÕES, COMPARTILHE COM SEUS AMIGOS!

Postar um comentário

0 Comentários