PUBLICIDADE


Algumas palavrinhas e expressões da Língua Portuguesa (60)

 Palavras Curiosas

 

E quando você viaja ou vai para a praia, costuma levar seu farnel?

 

Abrindo o farnel

[Farnel preparado. Imagem: Letícia Alvares / Pexels | Reprodução]


 

DEPOIS, VOCÊ PODE DESCOBRIR TAMBÉM

» PACHORRA

 

» MADRIGAL

 

» OBELISCO

 

FARNEL

 

Um farnel, fardel, matula ou revirado (para ter mais nomes para a mesma coisa só se for cachaça) é um alimento para comer fora, em viagem ou algum pequeno passeio. Também pode ser o saco usado para transportar esse alimento.

 

Há empresas na internet que vendem o saco para marmita em diversas cores, formatos e estampas. Elas oferecem, inclusive, por esse nome de Farnel.

 

GENDARMES E HUSSARDOS

 

As menções em sentido literal a gendarmes e hussardos se referem a pessoas combatendo em algo, lutando como soldados. Um gendarme era pertencente à gendarmaria, uma cavalaria pesada do século XVI, da França, símbolos da Guerra dos Cem Anos. Eram feitos contratos de um ano ou mais entre cada membro e a coroa, onde as gendarmarias eram geridas por nobres do reino. Já os hussardos eram os soldados russos mais destemidos e que mais bebiam. Tanta ousadia e alegria resultava em ataques muito intensos e, ao mesmo tempo, muitas baixas.

 

ESCARAVELHO

 

Quem viu Bruna Marquezine no cinema, pode ter se surpreendido quando ela falava do escaravelho em Besouro Azul (2023). É um nome mais específico de um conjunto desses besouros, insetos da ordem Coleoptera, na família Scarabaeidae. Não foi a primeira vez desses insetos em lendas e filmes, e no quintal, algum besouro-rola-bosta também pode ser chamado de escaravelho.

 

ESPINOGRAFIA

 

A espinografia, diferente de farnéis e escaravelhos, pode não ser tão comum de ser ouvida. No mundo da Fisioterapia, é um ramo onde se analisam radiografias e são vistos sinais de subluxações na coluna vertebral.

 

MOCHINHO

 

Quem já ouviu falar que mocho é o ser sem chifres pode pensar que mochinho é o bezerrinho também sem chifres, mas o animal é outro. Em Portugal, é uma ave de rapina que vive em Trás-Os-Montes. Já no Sul do Brasil, é apelido comum para aqueles banquinhos pequenos usados para sentar no alpendre, tirar leite das vacas ou alcançar para sua avó sentar em frente ao fogão à lenha.

 

GÓRGONA

 

Para saber o que é uma górgona, é preciso ver um pouco de mitologia grega. Medusa era sacerdotisa de Atena e se torna amante de Poseidon, deus dos mares e esposo de Atena.

 

Com raiva, Atena transformou a bela Medusa em um ser feio e com cabelos de cobras, que petrificava com o olhar quem a encarasse. Isso fez Medusa viver isolada junto à entrada do reino dos mortos. Ela é uma górgona, assim como Esteno e Euríale, as quais eram filhas de Fórcis e Ceto, divindades marinhas.

 

DELTOIDE

 

O deltoide é algo que reúne quem gosta de matemática e quem gosta de educação física, vejam só. O músculo deltoide está nos ombros e é solicitado tanto nas atividades rotineiras, quanto em exercícios físicos.

 

Para a matemática, deltoide é um formato bem específico, formado pela soma de quatro triângulos retângulos, sendo dois deles simétricos. Outra descrição seria de um losango irregular. Se fosse explicar a uma criança, diria que é o formato de uma pipa.

 

ESTUÁRIO

 

O famoso encontro do rio com o mar (nas músicas, no Brasil é com o oceano) que inspira os poetas tem nome: estuário. É um ambiente mais salobro, sujeito às marés – o que confere alterações de temperatura e salinidade – e que acaba sendo um ambiente bem produtivo, pois as águas carregam nutrientes e matéria orgânica.

 

ADJUVANTE

 

O adjuvante não é o elemento principal, mas aquele que ajuda. É um termo bem comum na área médica, para remédios que reforçam a ação de outros, que intensificam o sistema imunológico ao produzir anticorpos ou estimular linfócitos.

 

Numa estória, é aquele personagem que ajuda os heróis ou protagonistas na conquista. Nas empresas, também podem existir os funcionários adjuvantes.

 

BÚLGARO

 

A origem desse nome teria sido mesmo a Bulgária, onde levantadores de peso faziam um tipo de agachamento em seu treinamento. O búlgaro é um treinamento de membros inferiores onde uma perna agacha e outra fica posicionada para trás. Também pode ser, obviamente, o nome do cidadão que nasce na Bulgária :).

 

BESIDRÓGLIO

 

Aqui estamos falando de português de Portugal. A emissora RTP tinha um programa de perguntas e respostas que saíam de um tubo pneumático, chamado de besidróglio. O programa acabou, mas ficou a lembrança nos portugueses e o nome perdura no vocabulário até hoje.

 

DISTOPIA

 

Várias distopias já foram publicadas no mundo da ficção, como 1984 e o Conto da Aia. São narrativas fictícias com crítica social, alertando sobre os perigos do mundo atual.

 

Na distopia, uma sociedade imaginária sofre com condições de vida opressivas, autoritárias e desumanas – irreais, mas que fazem pensar sobre pontos negativos da nossa realidade.

 

O nome pode ser explicado pela etimologia da palavra. Distopia tem origem no grego "dys" (mau) e "topos" (lugar).

 

TURÍBULO

 

Outra palavra curiosa é turíbulo. Clique na sugestão a seguir e descubra o que significa👇🏻:

 

E AINDA MAIS PARA VOCÊ:

👉 O que é turíbulo?

 

 

GOSTOU DESSA POSTAGEM ? USANDO A BARRA DE BOTÕES, COMPARTILHE COM SEUS AMIGOS 😉!

Postar um comentário

0 Comentários