PUBLICIDADE


Algumas palavrinhas e expressões da Língua Portuguesa (57)

 Língua Portuguesa

 

Será que é tão esquisito assim?

 

Algo escalafobético

[Esse fantasma está esquisito. Imagem: Harrison Haines / Pexels | Reprodução]


 

DEPOIS, VOCÊ PODE LER TAMBÉM

» DESCOCHEMBRAMENTO

 

» PINACOTECA

 

» PROSCÊNIO

 

ESCALAFOBÉTICO

 

Uma coisa ou pessoa que é escalafobética quando ela é muito extravagante, esquisita, fora do comum. Sabe aquela pessoa sem jeito? Essa mesma.

 

DAR GRAU

 

Os mais jovens e crianças falam em dar grau quando empinam a bicicleta. Claro que se a gente inserir geometria no meio, eles estão certos, pois estão abrindo algum grau em relação à horizontal (ângulo zero no círculo trigonométrico.

 

SICOFÂNTICO

 

Sabe aquela pessoa que costuma sempre concordar com a outra, simplesmente validando seus pensamentos, mesmo quando prejudiciais ou perigosos? Esse é o chamado comportamento sicofântico.

 

Na era das ferramentas de inteligência artificial, nota-se que elas também demonstram esse comportamento. Se uma pessoa usa essas ferramentas e tem paranoias ou delírios, pode receber orientações como acreditar em perseguições ou abandonar tratamentos médicos. É uma falha que as novas gerações de IA tenderão a amenizar, pelo menos quando se referirem a essas situações.

 

MUSICÓLOGO(A)

 

Mário de Andrade era musicólogo. Diferentemente de uma pessoa que goste de música, ou saiba tocar instrumentos e cantar, o musicólogo estuda a música a fundo, desenvolve seu conhecimento.

 

GRILADO

 

Grilado pode ser um terreno cuja documentação foi forjada, pensando no sentido mais antigo dessa palavra. Os praticantes dessa peripécia são os chamados grileiros de terra.

 

Quem compra um terreno assim, pode ficar grilado. No sentido mais recente, alguém grilado está preocupado, aflito, com um grilo-na-cabeça. Inquietação e ansiedade são sentimentos de alguém grilado.

 

EXORTAÇÃO

 

Esse nome costuma aparecer na doutrina religiosa católica. Num contexto geral, seria um aviso para chamar a atenção, dar um conselho enquanto que na doutrina, também possui a linha de sugerir mudanças de vida, nos atos e opiniões. Por fim, cabe falar que na justiça, significa o apelo do juiz aos jurados, pedindo que decidam a partir da própria consciência, moral e das Leis.

 

CARANGA

 

Muita gente já falou que seu auto era uma caranga. Mais do que isso, existe um tipo de peixe marítimo que costuma ser chamado assim, conforme o dicionário Priberam.

 

TRANSADA

 

Transada pode ser um adjetivo, ou o particípio passado do verbo transar. Isso dá a ideia de alguns significados. No Brasil pode significar fazer alguma transação, obter algo, ser algo que se goste (algo transado – era mais comum ouvir no passado), ou ter feito relações sexuais.

 

DESBUNDE

 

O desbunde não tem nada a ver com a falta de exercícios ou ir à academia: seria ficar deslumbrado, extasiado com alguém ou algo. Na verdade, na academia, você pode ver uma pessoa tão bonita que seja um desbunde. Essa gíria era bem comum nos anos 1960.

 

O desbunde também pode ser algo ruim. Fala-se dele quando alguém perde a compostura e fica sem controle de si mesmo.

 

PATOTA

 

Já a patota é sempre ruim. Ela significa alguma trapaça quando é feito um jogo, ou algum artifício que busca levar alguém a cometer um erro. Não somente em jogos, pode ser uma burla, uma trapaça.

 

E PIRIGOSA, VOCÊ SABE O QUE É?

 

Na sugestão de post da linha azul 👇🏻, você descobre o que significa essa gíria:

 

E AINDA MAIS PARA VOCÊ:

👉 Pirigosa

 

 

GOSTOU DESSA POSTAGEM ? USANDO A BARRA DE BOTÕES, COMPARTILHE COM SEUS AMIGOS 😉!

Postar um comentário

0 Comentários