O efeito albedo

 Ciência & Saúde

 

O albedo é a quantidade de luz solar que é refletida pela Terra e isso depende muito das propriedades das superfícies. Gelo e neve, mais brancas, refletem mais luz solar e absorvem menos calor do que oceanos e florestas.

 

As discussões sobre o aquecimento global se intensificam ao longo dos anos. Nelas, também se fala em como alterar o albedo das superfícies da Terra, pois a mudança dele acaba sendo, em alguns aspectos, progressiva. Menos gelo gera mais absorção de radiação solar e, com isso, novo degelo polar ocorre.

 

Vamos saber mais disso? Siga em nosso post!

 

Albedo do gelo é diferente da água

[Gelo tem alto albedo. Imagem: Mikhail Nilov / Pexels | Reprodução]


 

DEPOIS, VOCÊ PODE LER TAMBÉM

» Nuvens noctilucentes

 

» A fotossíntese

 

» Os principais gases que compõem o ar e suas aplicações

 

O QUE É O ALBEDO?

 

A palavra "albedo" deriva do latim "albus" ou branco. Ela é uma propriedade que todos os objetos têm, de uma caixa até a Terra, de refletir raios solares. Indiretamente, também diz a quantidade de radiação solar absorvida.

 

Para ilustrar a diferença, podemos pensar num carro cor pérola e outro cor chumbo. Se você tocar no carro pérola e no carro chumbo, expostos ao Sol num dia de verão, perceberá que o carro mais escuro estará mais quente, pois tem menos albedo do que o carro claro.

 

A medida do albedo é expressa numa escala de 0 (objeto não reflete luz solar) a 1(toda a luz solar é refletida, sem absorção). Como exemplos dessa escala, árvores têm albedo de 0,15 e neve fresca um albedo de 0,80.

 

Outros valores:

 

• Cidades: albedo de 0,14 a 0,18.

• Florestas: albedo de 0,03 a 0,10.

• Água: albedo pequeno, de 0,02 a 0,04.

 

Pensar que água e gelo são a mesma substância: vemos que cor e estado físico mudam essa propriedade. A medição do albedo é feita pelos dispositivos chamados de piranômetros. Essa palavra deriva do grego para “fogo” e “céu”.

 

ALBEDO DA TERRA EM MUDANÇA

 

A Terra possui diferentes coberturas de superfície, como a neve nos polos, areia ou sal no deserto, árvores de grande porte em florestas, água nos oceanos. Cada superfície tem seu albedo, que varia de acordo com algumas características.

 

Uma delas é a intensidade de brilho da superfície. Outro é a dinâmica dos materiais, onde o período do ano faz mudarem suas propriedades: as folhas secam no outono ou no final da vida ou mesmo a neve cobre locais no inverno. Outras características envolvem ação antrópica, como novas edificações ou mudança na ocupação do espaço.

 

Nuvens afetam o albedo da Terra. A estrutura delas muda caso se desloquem em sentido Norte ou Sul, e conforme a altitude, e onde passam, geram sombreamento. Também é um efeito cíclico, como acontece com o gelo: mudanças climáticas alteram as nuvens, nuvens alteram o albedo e ele muda e se reajusta o aquecimento. Mais fatores interferem como erupções vulcânicas ou incêndios florestais.

 

MUDANDO O ALBEDO DE SUPERFÍCIES

 

Muito tem se falado sobre mudar o albedo de superfícies visando conter o aquecimento global. Ideias como refletir a luz solar, remover carbono atmosférico, plantar espécies com albedo mais alto e outras várias surgiram. Não é algo simples, ou isento de riscos.

 

O ambiente construído também pode ser mudado. Mudar o albedo de revestimentos e telhados para cores mais claras é algo que colabora com o albedo da Terra e também permite reduzir custos de condicionamento artificial de ar.

 

Na pesquisa de Luís Fernando Kowalski e outros autores, eles avaliaram a variação do albedo de pavimentos intertravados de concreto (aqueles bloquinhos de concreto que são usados em ruas e calçadas). Pavimentos mais claros tiveram redução de albedo com o tempo, e pavimentos mais escuros um aumento. Pesquisas como essas são bem importantes para que se entenda os efeitos de intervenções de Engenharia visando aumentar o albedo da Terra.

 

AINDA FALANDO SOBRE AQUECIMENTO GLOBAL

 

Os corais são muito afetados pelo aquecimento global. Na sugestão de post da linha azul 👇🏻, você entende melhor algumas características desses seres vivos:

 

E AINDA MAIS PARA VOCÊ:

👉 Algumas curiosidades sobre os corais

 

 

GOSTOU DESSA POSTAGEM ? USANDO A BARRA DE BOTÕES, COMPARTILHE COM SEUS AMIGOS 😉!

Postar um comentário

0 Comentários