Arte
José Santa Cruz foi um ator, dublador, radialista e humorista que marcou na arte brasileira. Vamos saber mais sobre a vida e trajetória dele?
[Santinha, em uma de suas atuações. Imagem: Quem Notícias / Globo | Reprodução] |
DEPOIS, VOCÊ PODE LER TAMBÉM
» O que fez José Celso Martinez?
NASCIMENTO E FAMÍLIA
José Santa Cruz é nativo da Paraíba, mais especificamente da cidade de Picuí. De lá para cá, fez sua vida e mudou seu endereço, vivendo no Rio de Janeiro até seus últimos dias.
Na vida pessoal, casou-se com Ivane Maria Mendes Bastos. Foram setenta e dois anos de casamento, três filhos (Elaine Maria, Eliane Maria e Eduardo Luiz) já falecidos, cinco netos e quatro bisnetos.
VOZ MARCANTE
O começo da carreira artística de José Santa Cruz foi aos dezoito anos. Ele substituiu um amigo numa rádio e dali em diante a voz marcante foi seu instrumento de trabalho. Como dublador, começaria pelos anos 1960.
“Querida, cheguei”. É dele a voz que deu vida ao bordão que virou febre na década de 1990 – a frase falada pelo pai da ‘Família Dinossauros’, que iniciava cada episódio da série, que foi exibida pela TV Globo e é lembrada até hoje.
Mas esse não foi o único personagem a quem ele deu vida no Brasil. Também foi o Magneto de X-Men, Rúbeo Hagrid de Harry Potter, J. Jameson nos filmes do Homem Aranha, do ator Danny DeVito em grande parte de seus filmes, e outros incontáveis personagens.
TRABALHOS NA TELEVISÃO
Santinha, como era carinhosamente conhecido pelos amigos e companheiros de profissão, estreou na televisão em 1960, na inauguração da TV Clube. Em 1963, foi para a TV Tupi, antes de chegar na TV Globo, em 1971.
Na TV Globo, fez "Alô, Brasil!", "Aquele Abraço" e "Zé das Mulheres", na década de 1970; "O Bem Amado" e "A Festa É Nossa", nos anos 1980. Entre 2002 e 2015, viveu personagens como Jojoca, Barbosa, Manoelito, Costado e Tesourinha no "Zorra Total" e, entre 2017 e 2015, esteve no elenco do "Zorra".
Seu último papel na TV Globo foi um padre na novela "Espelho da Vida", exibida em 2019. Em 2015, participou da série "Os Experientes", em que falou sobre a profissão de ator em uma entrevista.
Segundo Santinha, “Não há dificuldade nenhuma para mim em fazer algo que é sentido, seja o riso, seja o choro. É um sentimento humano, não vejo diferença entre fazer rir demais ou chorar demais. É o papel do ator, o ator tem que estar preparado para tudo isso. Eu sempre trabalhei no humor, e é importante fazer papéis mais sérios também. O comediante pode ser um dramático, de repente. E isso faz parte do ofício, um ator tem que ser completo. E eu amo o que faço, seja rir ou chorar".
QUANDO JOSÉ SANTA CRUZ NOS DEIXOU?
No dia 26 de abril de 2024, a triste notícia do falecimento de Santinha foi transmitida pelo neto e também dublador Ivan Santa Cruz. Santinha estava com doença de Parkinson e ultimamente internado com uma broncopneumonia.
E ISAAC BARDAVID?
Outra voz marcante no mundo das dublagens e dos filmes, Isaac Bardavid também nos deixou. Relembre o trabalho desse outro grande artista 👇🏻:
□
E AINDA MAIS PARA VOCÊ:
👉 De quem é essa voz? Confira personagens dublados por Isaac Bardavid
GOSTOU DESTA POSTAGEM ☺? USANDO A BARRA DE BOTÕES, COMPARTILHE COM SEUS AMIGOS 😉!
0 Comentários
Seu comentário será publicado em breve e sua dúvida ou sugestão vista pelo Mestre Blogueiro. Caso queira comentar usando o Facebook, basta usar a caixa logo abaixo desta. Não aceitamos comentários com links. Muito obrigado!
NÃO ESQUEÇA DE SEGUIR O BLOG DO MESTRE NAS REDES SOCIAIS (PELO MENU ≡ OU PELA BARRA LATERAL - OU INFERIOR NO MOBILE) E ACOMPANHE AS NOVIDADES!