Retratos de pessoas em desenho: a concepção do artista e as percepções

 Arte

 

Os retratos de pessoas existem há muito tempo. Em épocas mais remotas, retratos eram feitos em pinturas sobre tela. Vários artistas também já retrataram pessoas em desenho sobre papel (quem não lembra da icônica cena de Titanic?) e vemos muitas fotografias e selfies por aí com o avanço dos celulares.

 

Vamos falar neste post especificamente do retrato em desenho. Quais são as percepções das pessoas retratadas? E de quem as retrata? Fotografias ajudam ou atrapalham? E a conexão com quem é retratado?

 

Começando o desenho do retrato

[Um retrato de pessoa sendo desenhado. Imagem: Gülşah Aydoğan / Pexels | Reprodução]


 

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COMO AS PESSOAS SE VEEM?

 

    A concepção que as pessoas têm de si mesmas difere do que um terceiro enxerga. Isso pode acontecer:

 

    × Porque gostem de filtros e distorções no rosto depois de usarem redes sociais.

    × Não estejam satisfeitas com o efeito da idade.

    × Tenham marcas de nascença.

    × A autoestima seja baixa.

 

    Esses e outros fatores podem intrigar uma pessoa ao receber um retrato. A reação não é previsível porque o desenho exprime o eu do artista e também do(a) representado(a).

 

COMO O ARTISTA REPRESENTA AS PESSOAS?

 

    O desenhista Gustavo Diaz discorre bastante sobre esse tema, e vamos trazer alguns pontos importantes citados por ele. Existem algumas dificuldades naturais em representar pessoas.

 

    Uma dessas dificuldades é o detalhe. Sem detalhe, ficamos iguais a foto 3 x 4 que, de tão simplificada, não parece conosco.

 

    Outra será a luz e volume. Diferentemente de uma estátua, tudo isso precisará ser criado a partir de variações, nuances de cor, para produzir as sensações sobre o plano.

 

    Existe também o fato de sermos formados por curvas e não retas. Isso demanda do desenhista todo o cuidado para não distorcer as proporções do rosto.

 

    Em termos de percepções das pessoas, não olhamos diretamente nos rostos. Substituímos o rosto das pessoas por uma caricatura próxima criada em nossos cérebros, no processo chamado de "apagamento".

 

    Também há que se salientar que pode ser complicado esperar que o retrato se transforme no retratado se o mesmo se enxergar nele. As dimensões do papel por si só não representam um ser, mas uma visão do desenhista sobre seu retratado.

 

FOTOGRAFIAS PODEM SER LIMITANTES, OU NÃO?

 

O desenhista Carlos Damasceno aponta algumas vantagens e desvantagens da utilização de fotografias como base para o desenho de retratos à mão. Vamos listar algumas delas aqui:

 

Vantagens

 

× Modelos vivos se cansam e movem, fotografias não.

× Se a foto for tirada por você, é possível garantir melhor o que deseja retratar, pensando no processo.

× Elementos perigosos ou inacessíveis e muitos outros surgem aumentando o leque de opções para desenho. Pense como desenhar um animal selvagem só observando?!

× Detalhes são captados melhor por fotos do que a olho nu, ainda mais com as câmeras atuais. É possível usar disso para recuperar informações de sombras e texturas e desenhar melhor.

 

Desvantagens

 

× Noções de luz e sombra são limitadas pela fotografia, onde tudo está pronto. Isso dificulta o aprendizado.

× Objetos naturais permitem, quando acessíveis, trabalhar mais as habilidades do desenhista.

× Foto é um recorte da realidade. Ela acaba delimitando a visão e se tornando pior ao "achatar" detalhes ou ao levar o flash, que tira muito das percepções de profundidade.

× Caso receba uma foto para reproduzir, pode ser presenteado com ângulos ruins ou fotos de baixa qualidade.

 

Havendo prós e contras, cabe ao desenhista escolher o que melhor se ajusta as suas ideias e vontades, em usar ou não as fotografias.

 

DESENHAR OU NÃO QUEM SE AMA?

 

Essa é uma pergunta que divide opiniões tanto quanto usar fotografias ou não como base. É algo possível e pode ser bom, ou pode ser frustrante.

 

Como nem todo desenhado enxerga de si no desenho feito, há quem fique chateado ao receber o desenho ou não demonstre aquela satisfação ao se ver retratado. Isso pode ser um peso pro desenhista, mesmo que buscasse e tenha sido tão fidedigno quanto possível.

 

Por outro lado, desenho é algo especial, que não se vê feito por aí e refeito a cada esquina. É uma arte personalizada, difícil de replicar e que traz muito do artista. Como é tão legal assim, é um presente único e que pode tocar o coração. Quem pretende fazer deve sentir sua arte e sentir o desenhado ou desenhada para captar como reagiria ao desenho.

 

E SE AS PALAVRAS SE TRANSFORMASSEM EM DESENHOS?

 

Não estamos falando de Inteligência Artificial não. Na sugestão de post da linha azul 👇🏻entenda uma forma mais simples em que isso pode acontecer e se transformar em arte:

 

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