Dez curiosidades sobre a construção civil

 Curiosidades

 

A construção civil é um mundo fascinante de transformação onde os esforços dos pedreiros aos engenheiros, dos armadores aos arquitetos, fazem com que o mundo ganhe novos lares, rodovias e outras obras importantes. Neste post, vamos ver dez curiosidades sobre construção civil, das pequenas às grandes obras!

 

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1. ENSECADEIRAS

 

Em obras de pontes, barragens e outros locais onde temporariamente é preciso que haja um local seco para trabalho e abaixo do nível da água, devem ser feitas ensecadeiras. Para manter o espaço interno seco, são usados sistemas de bombeamento para afastar o fluxo ascendente de água na parte inferior da ensecadeira.

 

Um dos modelos existentes de ensecadeira

[Tipo de ensecadeira executada com estaca-prancha metálica. Imagem: ESC Group | Reprodução]

 

Nas laterais, são usadas peças metálicas encaixadas, chamadas de estacas-prancha. Essas estacas-prancha são usadas também em obras de contenção de subsolos. Depois das obras, elas podem ser removidas e reaproveitadas.

 

2. BLOCOS DE COROAMENTO DE GRANDES PRÉDIOS

 

Em grandes prédios, como aqueles feitos na cidade catarinense de Balneário Camboriú, as fundações por estacas são unidas por grandes blocos de coroamento. Quando falamos em grandes, são grandes mesmo.

 

Todas aquelas dezenas de pavimentos levam a blocos de coroamento com quatro, cinco metros de profundidade. Em termos de volumes, atingem quatro a cinco mil metros cúbicos de concreto.

 

Um volume assim exige vários cuidados tecnológicos em termos de temperatura e de começo de endurecimento. Aditivos especiais são usados nesse concreto.

 

3. MONITORAMENTO DE BARRAGENS

 

As barragens não envolvem trabalhos de Engenharia apenas quando são construídas, mas em sua operação. São estruturas muito grandes, cuja ruptura poderia causar consequências muito sérias às populações próximas e até mais distantes, a jusante no rio interceptado.

 

Em Itaipu Binacional, por exemplo, há uma equipe de geotecnia que verifica possíveis recalques, fissurações e outros eventos. As intervenções são constantes.

 

4. MANUTENÇÃO E OPERAÇÃO DE EDIFICAÇÕES EXISTENTES

 

Nas edificações existentes, mesmo que não sejam uma barragem, manutenção é trabalho de Engenharia. Existe um campo específico que estuda e monitora as chamadas "patologias da construção" e como tratá-las.

 

Nas obras comerciais ou em residenciais multifamiliares, planos de reforma são elaborados antes de as manutenções ou reformas serem iniciadas. Isso ajuda a padronizar os orçamentos recebidos e evita ter uma obra especificada a cada empreiteira que executar.

 

5. TRABALHOS EM PRESSÃO SUPERIOR À ATMOSFÉRICA

 

Além dos trabalhadores em mergulho, já existiu uma forma de trabalho na construção civil em que habia pressão acima da atmosférica. Visando conter o lençol freático, tubulões eram escavados com o uso de um equipamento chamado campânula, que injetava ar comprimido.

 

Campânula azul para tubulão

[Modelo de campânula utilizada em tubulão a ar comprimido. Imagem: FC Fundações | Reprodução]


 

Ao sair do equipamento, o trabalhador precisava passar por adequados procedimentos de descompressão. Tanto manter-se por elevado período em pressão acima da atmosférica, como voltar à pressão atmosférica são momentos críticos. Atualmente, essa solução de fundação é proibida pela NR-18. 

 

6. MORANDO NO TRABALHO

 

Algumas atividades exigem morar no trabalho, como caseiros de sítio, trabalhadores de plataformas de petróleo e também trabalhadores da construção civil. Em obras de pontes ou outras obras rodoviárias mais afastadas das cidades, não seria viável que os trabalhadores fossem para casa e voltassem diariamente.

 

Em função disso, são construídos alojamentos com quartos para os trabalhadores, local para lavar roupas e um ponto com jogos ou objetos para entretenimento.

 

Cabe considerar que a distância das famílias pode pesar. Além de acompanhamento psicológico, as empresas permitem alguns retornos periódicos para casa aos trabalhadores, visando amenizar a saudade.

 

7. DEMOLIÇÃO TAMBÉM É OBRA

 

Apesar de que pareça ser apenas um trabalho de desmanche, sem critério, apenas para abrir espaço, a demolição também é uma obra, pois envolve planejamento, previsões de carga e destinação de resíduos. Nela, é preciso que o trabalhador seja amarrado a linhas-de-vida para evitar quedas.

 

Um responsável técnico deve instruir os trabalhadores a não demolirem onde estão apoiados. Restos de materiais não podem ser concentrados num ponto de laje só, senão ela pode ruir.

 

8. LAMA ANTES DO CONCRETO

 

Em alguns casos, o lençol freático poderia impedir que estacas de fundações fossem executadas. A mesma ideia ocorre em alguns tipos de poços de exploração de petróleo e outros recursos naturais.

 

Para evitar que um buraco feche, ao escavar, é inserida uma lama, que pode ser uma mistura de água e bentonita, ou água e polímeros. Após, concreta-se a estaca e esse concreto, ao ser inserido, empurra a lama para fora do vão escavado.

 

9. ÁGUA NA HORA CERTA

 

Água é importante nas reações químicas que o concreto e a argamassa sofrem para o endurecimento, reagindo com o cimento. Se for em dose elevada, os torna porosos e mais fracos.

 

Após o começo do ganho de resistência (pega) é o contrário. Manter água sobre a superfície evita a perda de água interna e ajuda a garantir a resistência do concreto ou argamassa. É água na hora certa e quantidade certa, sempre.

 

10. APRENDENDO RELAÇÕES COM PESSOAS

 

Muitos acham que Engenharia, Arquitetura e outras atividades relacionadas à construção são "exatas", para quem tem baixas habilidades sociais. Isso não pode ser verdade, e quando for, o profissional precisa melhorar essas habilidades e tem espaço para isso.

 

Clientes possuem demandas e isso precisa ser compatibilizado com princípios de Engenharia. Operários e trabalhadores também agem e possuem suas convicções. Para que a obra chegue ao fim, essas pessoas precisam estar alinhadas.

 

FALANDO EM OBRA E CURIOSIDADES

 

O vertedouro do Lago de Kechut possui uma forma curiosa e que chama a atenção. Na sugestão de post da linha azul 👇🏻, mostramos como é e algumas curiosidades sobre essa construção:

 

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