Quais são e como surgiram as numerações de calçados?

 História

 

A numeração dos calçados, apesar de parecer complexa - ou realmente ser - é algo que está no nosso dia-a-dia. Nem sempre foi assim. Outro aspecto importante é que ninguém calça exatamente um número de calçado, mas está entre um e outro (como 37/38 ou 40/41, por exemplo).

 

Apesar de complexa, melhor existindo... vamos entender melhor como surgiu e funciona?

 

Calçados pendurados também têm numeração

[Todo calçado tem sua numeração. Imagem: Mstudio / Pexels | Reprodução]


 

DEPOIS, VOCÊ PODE LER TAMBÉM

» Como surgiram as sandálias?

 

» Dicas para cuidar de bolsas de couro

 

» Como comprar calçados pela internet?

 

O QUE É UMA UNIDADE DE MEDIDA?

 

Uma unidade de medida é sempre um padrão de comparação usado para estabelecer a medida de seres, objetos, múltiplas coisas. Quando se diz que uma porta tem 2,10 m de altura, isso quer dizer que a altura da porta é de 2,1 vezes o padrão de comprimento de um metro.

 

CALÇADO COMO STATUS

 

O calçado teria sido inventado há mais de três mil anos, como afirma o Serviço Brasileiro de Respostas Técnicas - SBRT. Apesar de existir, era algo relacionado a status social e feito sempre sob medida.

 

Com o calçado passando a ser algo popular, visto que serve como proteção, inclusive de doenças, uma visão de produção em massa trouxe outras exigências. Vender a quem se desconhece é mais simples existindo os padrões de tamanho.

 

O PRIMEIRO SISTEMA DE NUMERAÇÃO

 

No reinado de Eduardo I, da Inglaterra, lá por 1305, havia a intenção de padronizar medidas para melhorar os negócios. Diante disso, convencionou-se uma polegada com três grãos secos de cevada postos lado a lado.

 

A ideia de se usar o comprimento dos grãos como medida agradou os sapateiros ingleses e eles seguiram esse conceito. Um calçado infantil medindo treze grãos de cevada de comprimento teria tamanho treze, por exemplo.

 

A medida de um grão de cevada seria um terço de polegada. Isso representa 0,846 cm. Já chegamos aos meados do século XVI.

 

SISTEMAS NO EXTERIOR

 

Não existe um padrão universal de medidas e conversões precisas. Na Europa, por exemplo, há várias escalas.

 

O Sistema Ponto Inglês, como citamos, possui a correspondência de um "número" ou ponto sendo 8,46 mm. Nesse sistema existe o chamado meio ponto ou 4,23 mm, o que ajuda quem não se enquadra nas medidas de ponto exato. Outro elemento que traz variação às medidas é o formato do bico, se é fino ou curvo, o que alonga ou encurta o calçado respectivamente.

 

O Sistema Ponto Americano ou Estadunidense se refere à medida mínima da forma. Numa equação, soma-se o comprimento do ponto mais o suplemento conforme bico. Existe um padrão de ponto conforme calçado masculino, feminino ou infantil. Existe meio ponto.

 

A tabela europeia para tamanhos de sapatos é seguida por várias marcas de sapatos, incluindo algumas francesas e italianas. No caso francês, vigora mais de um padrão.

 

O ponto de Paris ou point de Paris baseia-se numa antiga medida criada pelos sapateiros franceses na metade do século XIX. Essa medida teria tido como base o tamanho do pesponto das primeiras máquinas de costura usadas na fabricação de sapatos.

 

Cada ponto de Paris equivale a dois terços de centímetro ou 6,67 mm. Nos sapatos femininos, valem algumas conversões:

 

× Ponto de Paris = ponto americano + 31.

× Ponto de Paris = ponto inglês + 32

× Ponto de Paris = tabela europeia + 1.

 

Os sapatos franceses que seguem o Ponto de Paris não possuem meio ponto. Isso significa que a menor variação é do próprio ponto ou 6,67 mm.

 

No Japão, a medida é muito simples. O ponto japonês é de 1 cm.

 

O SISTEMA ADOTADO NO BRASIL

 

No Brasil, adotamos algo como um Ponto de Paris adaptado. Cada ponto tem 6,67 mm, com a diferença que na França o calcanhar é o zero e no Brasil menos dois. Esse ajuste permitiu acomodar os pés brasileiros, mais largos.

 

A prática do meio número no Brasil não é tão comum. Existem alguns acessórios de ajuste, como as palmilhas de meio número, já que há vários biotipos em nosso país.

 

FALANDO AGORA DE CUIDADO COM CALÇADOS

 

Calçados de couro são muito bonitos e confortáveis, mas exigem cuidados especiais. Na sugestão de post da linha azul 👇🏻, descubra que cuidados são esses:

 

E AINDA MAIS PARA VOCÊ:

👉 Como cuidar de seus calçados em couro?

 

 

GOSTOU DESTA POSTAGEM ? USANDO A BARRA DE BOTÕES, COMPARTILHE COM SEUS AMIGOS 😉!

Postar um comentário

0 Comentários