A História da Vale

História

 

A Companhia Vale do Rio Doce, que depois viria a se chamar apenas Vale, foi uma empresa estatal criada em 1° de junho de 1942, com sede na cidade mineira de Itabira. Vamos ver mais sobre esse histórico e curiosidades?

 

 

Uma das unidades da Vale
[Atual logotipo da Vale. Imagem: Modalmais | Reprodução]


 

DEPOIS, VOCÊ PODE LER TAMBÉM

» O que existe em Porto Trombetas?

 

» A máquina a vapor e a primeira revolução industrial

 

» Significados da bandeira de Minas Gerais

 

ANOS 1940

 

A criação da Vale do Rio Doce não foi isolada. Também passou a operar a estrada de ferro Vitória Minas Gerais, com 40 km, o que permitiu melhorar a logística regional e a atuação da empresa, conectando às instalações portuárias.

 

A criação, em 1942, foi pelo então presidente, Getúlio Vargas. Era o contexto da Segunda Guerra Mundial, com o Brasil sendo forte importador de minério de ferro.

 

ANOS 1950

 

Em Linhares-ES, foram adquiridas propriedades rurais, que foram transformadas em uma reserva ambiental. A fundação da reserva aconteceria no ano de 1951, e depois novas propriedades foram sendo agregadas, até chegar ao número de cento e duas nos anos 1970.

 

ANOS 1960

 

Em 1966, foi inaugurado o Porto de Tubarão, no Espírito Santo. Em 1967, apenas um ano depois, a Vale do Rio Doce passou a ser uma das seis maiores exportadoras do mundo, comercializando vinte e seis tipos de minérios. Ainda nesse ano, foram descobertas as jazidas de Carajás, no Pará.

 

ANOS 1970

 

Nos anos 1970 foi ampliado o portfólio de produtos: bauxita (alumínio), manganês, Titânio, fertilizantes, celulose, pelotas e ferritas magnéticas. Mais tarde, em 1973, foi realizada a primeira exportação para a China, sendo um marco: o Brasil foi o primeiro país a exportar minério de ferro para aquele país.

 

ANOS 1980

 

Foi uma década de inaugurações:

 

× Estrada de Ferro Carajás.

× Parque Zoobotânico dentro da Floresta Nacional do Carajás, com 30 ha.

× Terminal da Ponta da Madeira.

 

ANOS 1990

 

No começo da década, a primeira mulher assumiu um cargo de liderança na empresa. A pioneira foi Shirley Virginia Coutinho, que se tornou diretora-superintendente da Fundação Vale do Rio Doce de habitação e desenvolvimento social.

 

Já na metade dos anos 1990, a Vale do Rio Doce trabalhou no reforço de sua atividade principal, criando novas oportunidades de mineração. 

 

Em 1996, segundo reportagem da Folha, 49 % da empresa já haviam sido privatizados. O processo continuaria no futuro, além de outras transformações.

 

ANOS 2000

 

No início dos anos 2000, a Vale do Rio Doce passou a ter ações comercializadas na bolsa de New York. Em 2006, tornou-se a maior empresa mundial de mineração e metais e, no ano seguinte, passou a se chamar apenas Vale.

 

Ao longo de toda a década, houve outros marcos. A criação do Instituto Tecnológico Vale e a primeira pós-graduação em Engenharia Ferroviária, além do Parque Botânico de Vitória são alguns exemplos.

 

ANOS 2010

 

Nessa década aconteceram um dos maiores desastres envolvendo a mineração, cujas consequências se arrastam até hoje. Nas cidades de Mariana e Brumadinho houve o rompimento de barragens de rejeitos à montante, o que levou várias cidades à ruína, duzentos e oitenta e nove mortos e danos ambientais sérios. Segundo reportagem do Jornal da USP, com entrevista ao engenheiro civil Carlos Barreira Martinez, professor do Instituto de Engenharia Mecânica da Universidade Federal de Itajubá (Unifei), a forma com que as barragens eram feitas poderia causar tragédias como a observada, com alertas nos últimos trinta anos de pesquisa na área.

 

Por conta desse horroroso episódio, a empresa teve de reposicionar suas atividades. As barragens de rejeitos, por exemplo, passaram a ser feitas com outras técnicas mais modernas e confiáveis.

 

ANOS 2020

 

Com o portfólio extenso da empresa, não apenas no exterior, mas no Brasil, muito o que se tem veio da Vale. Numa casa, por exemplo, as latas de conserva ou de refri, ou até a espiral do caderno podem ter vindo da Vale. Ela também gera energia para seu funcionamento, possuindo hidrelétricas e usinas eólicas.

 

Como investimento, é considerada uma empresa sólida e rentável ao longo do tempo, também sendo cotada em ações na B3 (VALE3). A retomada do mercado após a queda da pandemia de coronavírus trouxe crescimento à empresa, assim como vários outros setores.

 

A Vale é uma grande empresa brasileira e gera muita riqueza. Espera-se, claro, que nesta e nas próximas décadas, não vejamos episódios trágicos nas comunidades vizinhas, mas realmente riqueza para as comunidades locais. Resumindo, é um patrimônio do Brasil.

 

COMO FUNCIONA UMA BARRAGEM DE REJEITOS À MONTANTE?

 

Falamos no tipo de barragem de rejeitos que existia nas barragens de Mariana e Brumadinho. Na sugestão de post da linha azul 👇🏻, você pode relembrar a nossa explicação a respeito de como funcionam esses tipos de barragens e quais os seus elementos:

 

E AINDA MAIS PARA VOCÊ:

👉 Como funcionam as barragens de rejeitos de mineração (à montante)?

 

 

GOSTOU DESTA POSTAGEM ? USANDO A BARRA DE BOTÕES, COMPARTILHE COM SEUS AMIGOS 😉!

Postar um comentário

0 Comentários