A sudorese excessiva ou hiperidrose

Saúde

 

O suor é fundamental para a regulação da temperatura corporal. Em dias mais quentes ou quando praticamos atividade física mais intensa, ele pode ser liberado com mais intensidade.

 

Existem casos, porém, que a presença de suor é excessiva, casos chamados de sudorese excessiva ou hiperidrose. Esses casos podem envolver problemas pela produção excessiva do suor em si pelas glândulas sudoríparas, ou ser uma consequência de outros problemas de saúde. Iremos falar um pouco mais sobre isso ao longo deste post.

 


Suando muito nesse dia
[Pessoa com muito suor. Imagem: un-perfekt | Pixabay]


 

DEPOIS, VOCÊ PODE LER TAMBÉM

» A fibrose cística ou mucoviscidose

 

» Preciso beber dois litros de água por dia?

 

» Diabetes e suas características

 

QUANDO O SUOR EXCESSIVO MERECE ATENÇÃO?

 

Suor demais sempre é incômodo porque dificulta a vida social por gerar odores desagradáveis. Apesar disso, do ponto de vista de saúde, ele pode ser preocupante em algumas situações. Segundo informações do hospital Albert Einstein, hiperidrose é preocupante quando ocorre fora das condições normais (temperatura muito alta, esforço físico intenso ou comida muito quente ou condimentada).

 

Isso significa que, se você deita para dormir, depois de ter tomado banho, ou está em ambiente com ar condicionado, e ainda assim está suando horrores, isso é preocupante do ponto de vista de saúde. Esse suor pode acontecer em um ponto específico do corpo, ou de forma espalhada.

 

AS CAUSAS MAIS COMUNS

 

Ocorre uma disfunção das glândulas sudoríparas quando há hiperidrose. Também pode ser sinal da disfunção de outras glândulas, como a tireoide (hipertireoidismo).

 

Existe também a associação do suor excessivo a transtornos de ansiedade e outros fatores psicológicos. Nesse caso, acaba sendo um ciclo vicioso, pois a ansiedade faz com que haja mais suor, e o suor em si deixa o indivíduo preocupado e ansioso, tornando o problema maior.

 

MÉDICOS QUE PODEM ATUAR E TRATAMENTOS

 

Buscar ajuda médica quando considerar que a sudorese seja excessiva é um passo importante para tomar medidas corretas, sem automedicação ou medidas drásticas e ineficazes. Pode-se procurar um médico de família ou clínico geral. Para tratamentos mais específicos, um(a) dermatologista pode auxiliar em tratamentos eficazes.

 

Esses tratamentos podem ser:

 

* Uso de desodorante antitranspirante – a medida mais básica, e que deve ser conferida quando for comprar o produto. Nem todo desodorante é antitranspirante. Deve-se aplicar com o corpo seco e só se vestir depois de o produto secar.

* Iontoforese – segundo o portal do Dr. Drauzio Varela, a técnica consiste em aplicar agentes ionizantes na pele, que são absorvidos por meio de corrente elétrica.

* Uso dos medicamentos glicopirrolato ou oxibutinina – são medicamentos que podem reduzir a transpiração durante o uso, sem efeito prolongado. O uso desses e de outros medicamentos deve ocorrer após prescrição médica.

* Toxina botulínica – não é usada apenas para fins de amenizar sinais de envelhecimento. Ela pode paralisar as glândulas sudoríparas com efeito de seis a oito meses, reduzindo com isso o suor.

* Laser – esse tratamento reduz as glândulas sudoríparas e, por conseguinte, a produção de suor.

* Simpatectomia compensatória – é um tipo de cirurgia que corta o nervo que produz o suor. Ela interrompe essa produção em uns locais, e pode induzir a formação de suor em outros pontos do corpo.

 

PRÁTICAS QUE AJUDAM A AMENIZAR O SUOR EXCESSIVO

 

Além dos tratamentos, existem práticas que ajudam a amenizar o suor. Vamos ver algumas delas:

 

* Trocar de roupas todos os dias.

* Evitar alimentos termogênicos, como café, gengibre, pimenta, canela, churrasco, chá e refrigerante.

* Usar palmilhas nos calçados ou discos absorventes nas axilas. Deixe-os ventilando quando não estiverem em uso.

* Preferir roupas mais claras ou de materiais que permitam arejar mais, evitando tecidos impermeáveis ou supersintéticos.

* Hidrate-se bastante para controlar a temperatura corporal.

 

E NOS PERÍODOS MAIS QUENTES

 

Não apenas o calor do verão e a existência do suor que incomodam nesse período e que demandam cuidado. Na sugestão de post da linha azul 👇🏻, trazemos mais uma lista de cuidados necessários para sua pele ficar bem nesse período:

 

E AINDA MAIS PARA VOCÊ:

👉 Sua pele e o verão

 

 

GOSTOU DESTA POSTAGEM ? USANDO A BARRA DE BOTÕES, COMPARTILHE COM SEUS AMIGOS 😉!

Postar um comentário

0 Comentários