Arte
Uma das obras artísticas que foram atacadas em janeiro, e que estava no Palácio do Planalto, é “As Mulatas”, de Emiliano Augusto Cavalcanti de Albuquerque Melo, mais conhecido como Di Cavalcanti. Essa obra artística foi produzida no ano de 1962 e é considerada uma das mais importantes do pintor.
Segundo a filha do pintor, Elizabeth Cavalcanti, a escolha do nome não foi dele, mas nomeação dada pelo mercado, o que ocorreria para facilitar a identificação. Vamos conhecer mais alguns aspectos por trás desse grande patrimônio artístico que é mantido na capital federal?
[Foto da obra artística ainda íntegra. Imagem: g1 | Reprodução] |
DEPOIS, VOCÊ PODE LER TAMBÉM
» Quais os palácios e residências oficiais de Brasília?
O QUE REPRESENTA A OBRA DE ARTE?
Existem vários significados que são trazidos pelo pintor em seus traços. Um desses significados é a representação de um Brasil miscigenado, com a presença da pessoa negra (“mulata”). Outra ideia importante foi a de não trazer uma linha sofrida, mas mulheres que trazem do materno ao sensual. Elementos populares do povo brasileiro, como as danças, também são trazidos pelo pintor. Especificamente nesta obra, existe uma das “mulatas” que faz música com um instrumento.
VALOR E RESTAURAÇÃO
Uma obra de arte é um elemento com valor alto, ainda mais de grandes nomes históricos e por ser algo único, que traz os traços do artista, mas não é um elemento em série. Não ser um elemento em série faz com que não existam transações constantes e estimativas de valor prontas ou tabelas, como carros ou modelos de avaliação de imóveis.
Desse modo, são levadas em conta as cifras das últimas vendas do artista e outros fatores, por vendedores especializados. Fato é que uma obra de arte de tamanha importância representa cifras na ordem de dezenas de milhões de reais. Mais do que valor econômico, existe um grande peso artístico e histórico.
Isso justifica um trabalho de restauração. Segundo o portal g1, são feitos reentelamentos atrás do painel nesses casos de perfurações. Também são necessárias imagens originais, de alta resolução, para a recuperação de cores.
QUEM FOI DI CAVALCANTI E O QUE OS RASGOS PODERIAM SIGNIFICAR?
O significado dos rasgos pode ser tanto a destruição geral do patrimônio público nos palácios onde estão sediados os três poderes, sem um sentido simbólico único, sendo um contexto de destruição, ou representar um confronto tanto à obra de arte, como o seu criador. Obras de arte e manifestações culturais possuem muitos significados subjetivos, o que as fazem representar valores para algumas pessoas, enquanto outras podem não ter essa visão e, como o ocorrido, simplesmente depredarem tais elementos.
Pensando em um recado com base no pintor, cabe lembrar da trajetória de Di Cavalcanti. Ele foi pintor, desenhista, caricaturista e estudou Direito na USP. Quanto às visões políticas, foi preso três vezes durante o governo de Getúlio Vargas, tendo linhagens de pensamento comunista (entenda-se comunista em sua forma conceitual, não por visões de esquerda ou elementos isolados).
A filiação ao Partido Comunista do Brasil (PCB) ocorreu em 1928. A primeira prisão foi em 1932, durante a Revolução Constitucionalista (onde paulistas se puseram contra Getúlio Vargas e o Governo Provisório). A segunda e a terceira foram antes de 1936, ainda no governo Vargas, mas na fase de Governo Constitucional. Diante disso, Di Cavalcanti fugiu para Paris, voltando mais tarde.
O MODERNISMO
Um dos marcos do surgimento do Modernismo no Brasil foi a Semana de Arte Moderna de 2022. Não apenas uma nova escola literária, surgia uma nova vertente em várias linhas da arte nacional. Na sugestão de post da linha azul 👇🏻, a gente te conta um pouco mais de como que aconteceu, existindo, inclusive, a participação de Di Cavalcanti:
□
E AINDA MAIS PARA VOCÊ:
👉 A semana de arte moderna de 1922
GOSTOU DESTA POSTAGEM ☺? USANDO A BARRA DE BOTÕES, COMPARTILHE COM SEUS AMIGOS 😉!
0 Comentários
Seu comentário será publicado em breve e sua dúvida ou sugestão vista pelo Mestre Blogueiro. Caso queira comentar usando o Facebook, basta usar a caixa logo abaixo desta. Não aceitamos comentários com links. Muito obrigado!
NÃO ESQUEÇA DE SEGUIR O BLOG DO MESTRE NAS REDES SOCIAIS (PELO MENU ≡ OU PELA BARRA LATERAL - OU INFERIOR NO MOBILE) E ACOMPANHE AS NOVIDADES!