Falando um pouco sobre choro e lágrimas

 Variedades

 

As lágrimas carregam um pouco de nossas dores, nossas vivências, e até trazem um toque poético aos momentos mais difíceis. De matéria-prima para a Literatura, até para nossas funções biológicas, quais são as funções que essa simples gota de água assume em nossas vidas?

 


As lágrimas dão cara às emoções, e são até mais do que isso, mesmo ocultas.

[Emoção que aflora. Imagem: Victoria Borodinova / Pixabay]


 

DEPOIS, VOCÊ PODE LER TAMBÉM

» Brindando o fracasso, por César Menotti e Fabiano e Marília Mendonça

 

» Lágrimas de um poeta

 

» Pegando lágrimas, por Paula Fernandes e Chitãozinho & Xororó

 

O SENTIDO POÉTICO DAS LÁGRIMAS

 

Como as lágrimas estão associadas às emoções, elas são um prato cheio para o mundo poético-literário. Você pode não enxergar essas emoções, nem saber tudo o que passa na cabeça das pessoas, mas quando uma feição muda, ou as lágrimas surgem, isso se materializa.

 

Um exemplo de lágrimas no mundo poético está no microconto “Instrucciones para Llorar”, de Julio Cortázar:

 

“Dejando de lado los motivos, atengámonos a la manera correcta de llorar, entendiendo por esto un llanto que no ingrese en el escándalo, ni que insulte a la sonrisa con su paralela y torpe semejanza. El llanto medio u ordinario consiste en una contracción general del rostro y un sonido espasmódico acompañado de lágrimas y mocos, estos últimos al final, pues el llanto se acaba en el momento en que uno se suena enérgicamente. Para llorar, dirija la imaginación hacia usted mismo, y si esto le resulta imposible por haber contraído el hábito de creer en el mundo exterior, piense en un pato cubierto de hormigas o en esos golfos del estrecho de Magallanes en los que no entra nadie, nunca. Llegado el llanto, se tapará con decoro el rostro usando ambas manos con la palma hacia adentro. Los niños llorarán con la manga del saco contra la cara, y de preferencia en un rincón del cuarto. Duración media del llanto, tres minutos”.

 

AS LÁGRIMAS NO CINEMA, TEATRO E TV

 

Além do mundo da Literatura, quando as artes exigem a interpretação, os atores precisam conseguir chorar. É um esforço além, uma prova de entrega e imersão no mundo do personagem.

 

Quando precisam chorar, atores costumam pensar em momentos e sensações ruins, piscar pouco ou, se não conseguirem, utilizarem colírios para estimular os olhos (o que seria uma prática raríssima). Quando é possível a gravação, faz-se uma imersão na cena, uma preparação antes de ocorrer a gravação efetivamente.

 

A FUNÇÃO DAS LÁGRIMAS NO DIA-A-DIA

 

Mesmo sem perceber, estamos com lágrimas sobre os olhos. Essas lágrimas formam uma película com água, sais minerais, proteínas e gorduras, que mantém o olho hidratado e o protege contra corpos estranhos que pairem sobre ele.

 

A produção desse líquido ocorre pela glândula lacrimal, e em caso de problemas (insuficiência nas lágrimas), é preciso intervir com colírios ou outros tratamentos indicados por oftalmologista. Um caso de produção mais elevada é que vai se apresentar como as lágrimas de tristeza ou de felicidade que conhecemos.

 

AS LÁGRIMAS NA EMOÇÃO E NO CHORO

 

Temos um sistema límbico, que é a região do cérebro que controla nossas emoções. Quando essa região é estimulada e repassa esses estímulos a outras partes do corpo, como as glândulas, acontecem as mais diversas reações associadas. Não é apenas o choro de emoção que sai do sistema límbico, mas o frio-na-barriga, os pelos eriçados, dentre outras reações.

 

E é da forma como o sistema límbico, ou seja, as emoções se desenvolvem, que se ditam as reações. Em algumas culturas, as pessoas aprendem a viver certas coisas sem chorar, então não vai existir essa conexão entre emoção e choro, o que não quer dizer que a pessoa seja sem sentimento.

 

FALANDO EM EMOÇÕES E SENTIMENTOS

 

Um sentimento muito importante nesse momento (e sempre) é o de cultivar a confiança. Na sugestão que está na linha azul 👇🏻, separamos um post onde contamos uma estória que envolve vacinação (importantíssima na nossa situação atual) e confiança:

 

 

 

E AINDA MAIS PARA VOCÊ:

👉 Vacinação e confiança

 

 

GOSTOU DESTA POSTAGEM ? USANDO A BARRA DE BOTÕES, COMPARTILHE COM SEUS AMIGOS 😉!

Postar um comentário

0 Comentários