Variedades

 

Provavelmente você já ouviu falar sobre os tipos de personalidades, e até mesmo procurou descobrir qual o seu. Mas você sabe o que realmente significa cada categoria e como elas influenciam a sua vida?

 

É comum que muitas pessoas duvidem da veracidade dessas definições, e até mesmo desacreditem da sua relação com a astrologia. No entanto, existe uma série de estudos que comprovam a existência de diferentes padrões de características que, juntos, podem compor idealmente o perfil de cada um de nós.

 

Por isso, que tal aprendermos mais sobre os tipos de personalidades na Astrologia e como elas se encaixam na nossa vida? Continue acompanhando a leitura!

 

 

Vamos ir a fundo nessa relação entre personalidade e astrologia
[Símbolo da Astrologia. Imagem: click.in / Reprodução]


 

DEPOIS, VOCÊ PODE LER TAMBÉM

» Os Signos (I)

 

» O que saber sobre um geminiano?

 

» Os signos (II)

 

ENTENDA O QUE É PERSONALIDADE

 

De forma básica, a personalidade é o conjunto de características psicológicas que determinam os padrões de pensar, ser e agir do indivíduo social e pessoal. Ao longo dos anos, muitos estudiosos, filósofos, sociólogos e psicólogos tentaram definir o que é personalidade, isso porque em cada uma dessas áreas sociais, essa definição pode ter um peso e uma importância diferentes.

 

 

 

A personalidade é dinâmica
[Entendendo a personalidade. Imagem: iStock / Reprodução]


 

 

Por conta desses estudos, surgiu a Teoria da Personalidade, que busca organizar a grande quantidade de informações que diferentes estudos adquirem ao pesquisar sobre esse conceito, encontrando resultados totalmente diferentes. Entretanto, houve um consenso entre esses profissionais, que buscaram atribuir esse conceito mais básico para definir os tipos de personalidades.

 

Além disso, acredita-se que a personalidade também deve seguir algumas características do próprio conjunto, como:

 

- Ser dinâmica, ou seja, mutável.

- Estar ligada ao corpo e aos processos físicos, mesmo que seja psicológica.

- Dispor as formas do indivíduo interagir consigo mesmo e com o mundo.

- Ser construída com o tempo e a partir das influências do meio social.

 

Assim, como você pode perceber, o conceito de personalidade é muito mais complexo do que se imagina, e não está atrelado unicamente a uma área do ser. São diversas áreas, sendo moldada constantemente por influências sociais e por outros processos.

 

CONHEÇA OS QUATRO TEMPERAMENTOS NA ASTROLOGIA

 

Apesar da complexidade desse conceito, estudiosos buscaram formas de reunir algumas características principais em tipos de personalidade. Dessa forma, seria possível estudá-las em um grande grupo de pessoas, e tentar determinar elementos que fossem semelhantes em cada indivíduo.

 

Ao longo de anos de pesquisa, inúmeros especialistas determinaram categorias de classificação que pretendiam identificar indivíduos semelhantes. É quando surge, por exemplo, a tipologia Myers-Briggs, com dezesseis personalidades distintas, ou os estudos mais recentes, indicando os quatro grandes grupos de individualidades, como publicado pela revista Galileu.

 

Também existe uma definição relacionada e influenciada pela astrologia, que pretende definir os indivíduos a partir de suas ações e pensamentos voltados para os elementos do mundo. Agora, conheça os quatro tipos de personalidades astrológicas, e como elas se definem:

 

1. Sanguínea

 

A personalidade sanguínea é quente e úmida. Como o ar, ela se dispersa pelo ambiente.

 

Intensidade é o sobrenome!
[Pessoa com personalidade sanguínea. Imagem: Shutterstock / Reprodução]


 

Trata-se do tipo que descreve indivíduos festivos, extrovertidos e sociáveis, que gostam de estar cercados de pessoas e ideias. No entanto, assim como o ar, o tipo sanguíneo possui dificuldades para se concentrar, e, quando em excesso, pode causar a sensação de sufocamento, com excesso de pensamentos.

 

Essas características se encaixam com signos de Ar, sendo:

 

- Gêmeos.

- Libra.

- Touro.

 

2. Colérica

 

Entre os tipos de personalidades astrológicas, o colérico é o mais intenso, sendo associado aos signos de fogo, como:

 

- Sagitário.

- Áries e

- Leão.

 

Apesar da agressividade e tendência à explosão, esses indivíduos não são, necessariamente, regidos por sua raiva.  Eles também são excelentes líderes, e possuem o vigor necessário para vencer os desafios mais difíceis. Nos esportes, o tipo colérico se destaca dos demais, mas deve tomar cuidado, pois o excesso de sentimento pode levar a febres e inflamações pelo corpo.

 

3. Fleumática

 

Por fim, o tipo fleumático é relacionado aos signos de água, sendo frios e úmidos. Como a água, eles tendem a se esparramar, agitados, e que modificam com os estímulos externos, podendo evaporar ou congelar.

 

Essa categoria é empática, intuitiva e sentimental. É capaz de acolher todos os indivíduos, curando suas dores e abraçando seus problemas, como a água do mar.

 

Entretanto, é importante tomar cuidado com o desequilíbrio, que torna o tipo fleumático propenso a dramas e, fisicamente, inchaços e retenção de líquidos no inverno. São eles:

 

- Câncer.

- Escorpião.

- Peixes.

 

4. Melancólica

 

O tipo melancólico é frio e seco, ciente do mundo e da realidade que o cerca.  Muitos podem pensar que essa categoria é oposta ao tipo colérico, mas, na verdade, suas características são antagônicas ao tipo sanguíneo.

 

E bota melancolia!
[Pessoa com personalidade melancólica. Imagem: Circulando pela Web]

 

Isso pode ser dito porque indivíduos com a personalidade melancólica costumam ter o pé no chão. Por vezes, são vistos como pessimistas, mas possuem uma visão muito realista do mundo, e não se deixam levar por sonhos e pensamentos avoados.

 

Sua obsessão por controle pode se tornar prejudicial, e refletir em seu corpo como rachaduras nos lábios e na pele. A estabilidade e confiança do tipo melancólico combina com os signos de Terra, como:

 

- Touro.

- Virgem.

- Capricórnio.

 

DESCUBRA QUAL O SEU POR MEIO DA ASTROLOGIA

 

Depois de conhecer mais sobre os tipos de personalidades astrológicas, você pode estar se perguntando como descobrir o seu. Para isso, é fundamental traçar o seu círculo de temperamento e o mapa astral que rege a sua vida, levando em consideração elementos como:

 

- Signo ascendente.

- Planeta regente.

- Fase da lua.

- Posição do planeta de influência.

 

Portanto, é importante buscar a ajuda de um astrólogo, para determinar com exatidão esses posicionamentos. Cada pessoa é única, pois seu mapa astral depende de uma série de influências dos planetas e dos elementos físicos. Não existe um só tipo de personalidade para cada indivíduo, no entanto, ao considerar o signo solar e as principais características, é possível se identificar com determinada categoria, e começar a entender melhor sobre si mesmo.

 

CONHEÇA AS PERSONALIDADES MAIS COMUNS

 

Determinar as personalidades mais comuns depende de uma série de fatores, e dos tipos de personalidades que estão sendo analisadas. Além disso, não se trata de considerar apenas as determinações astrológicas ou científicas, mas sim considerar as características mais comuns de serem encontradas.

 

Por exemplo, se falamos sobre personalidade astrológica, o tipo mais comum de se encontrar é o tipo sanguíneo. No entanto, o signo mais popular é Peixes, relacionado às características de água. E, ainda, a personalidade MBTI mais popular é ISTJ, abrangendo cerca de 13 % da população, prezando pela integridade e cumprimento das regras, com a estabilidade do tipo melancólico. Ou seja, existem diversas personalidades comuns, mas cada uma com uma análise e características distintas, que as tornam únicas dos indivíduos.

 

ENTENDA A RELAÇÃO ENTRE A PERSONALIDADE E O SIGNO

 

Existem muitos debates quanto à relação entre signos e os tipos de personalidades. Inclusive, para muitos estudiosos, essa conexão não é autêntica, e não pode ser considerada pela ciência. No entanto, outras vertentes de pesquisa mostram que as influências do universo e dos elementos físicos do mundo podem, sim, determinar a personalidade.

 

Aqui nós estamos aprendendo mais sobre isso

[Desvendando. Imagem: Espaço Terra / Reprodução]

 

Pessoas que possuem características mais extrovertidas e sociáveis, por exemplo, irão desenvolver seu perfil psicológico com base no convívio social. Enquanto isso, tipos de personalidades mais introvertidos acabam moldando sua personalidade a partir de outras características menos coletivas, e mais individuais.

 

Apesar de cada indivíduo ser único, não é à toa que podemos identificar um padrão específico nesses grupos, observando a forma como se comportam e absorvem o meio exterior. Assim, o signo e o tipo astrológico podem influenciar na maneira que essas pessoas interagem com o mundo e, a partir disso, moldam sua personalidade.

 

POR QUE CONHECER OS TIPOS DE PERSONALIDADE?

 

Os tipos de personalidades surgiram para que a psicologia e diversas áreas do conhecimento pudessem analisar mais concretamente o indivíduo e seus padrões. Por esse motivo, existem diversas linhas de estudo e categorias que visam determinar como o ser humano se comporta e desenvolve sua consciência.

 

Assim, conhecer mais sobre os tipos de personalidades pode ajudar com que você se entenda melhor, para que compreenda suas ações, pensamentos e sentimentos de maneira mais sólida e real. Mesmo que todos sejam diferentes, é possível encontrar características comuns em diversos comportamentos, e, com isso, buscar a melhor forma de interagir com o mundo e consigo mesmo.

 

E QUAIS AS DIFERENÇAS ENTRE ASTROLOGIA E ASTRONOMIA?

 

Embalados nessa onda de astrologia e personalidades, você também já deve ter se perguntado: e quanto à diferença entre Astronomia e Astrologia? Na sugestão de post da linha azul 👇🏻, separamos um post onde você descobre que diferença é essa:

 

 

 

E AINDA MAIS PARA VOCÊ:

👉 A relação entre astrologia e astronomia

 

 

GOSTOU DESTA POSTAGEM ? USANDO A BARRA DE BOTÕES, COMPARTILHE COM SEUS AMIGOS 😉!