Os segredos das tatuagens


Curiosidades


Desde os primórdios da humanidade, as pessoas utilizam-se de diferentes técnicas para exprimir suas personalidades. Umas usam roupas com estampas ou cortes variados, outras têm em sua tradição a pintura corporal, que pode ser temporária, no caso dos índios, ou definitiva, no caso das pessoas tatuadas. Nessa postagem, vamos ver algumas curiosidades e detalhes importantes que vão além de um simples desenho no corpo.

https://www.oblogdomestre.com.br/2019/07/OsSegredosDasTatuagens.Curiosidades.html
[Imagem: Mbragion/Pixabay]



COMO FUNCIONAM?


Para que sejam "permanentes", insere-se pigmentos com agulhas na camada da pele chamada derme. Esse pigmento fica alojado nesse local, sendo o vermelho o que mais pode provocar efeitos colaterais e alergias, e o que mais fixa. O preto, por sua vez, é o que menos gera alergias e é de remoção mais simples.

As tatuagens temporárias, as hennas, são aplicadas em menor profundidade. A tinta também é injetada por agulhas, mas na epiderme, que se renova mais rapidamente.

AS RESTRIÇÕES


A primeira restrição é o local da tatuagem. Em uma pessoa sadia, locais como o entorno dos olhos são sensíveis independentemente dessa condição, havendo tatuadores que não fazem desenhos nesses locais.

Outra condição importante é a de não mascarar possíveis locais de tumores na pele. Manchas não devem ser tampadas pela tinta.

Uma última restrição envolve a tatuagem já feita. Como é um procedimento invasivo e que envolve agulhas, há um risco de contaminação que resulta na impossibilidade, pelo período de um ano, em doar sangue.

TATUAGENS ÚTEIS


Você já viu os uniformes de membros de polícias, exército e outras organizações do poder público? Além de estamparem o nome, indicam o grupo sanguíneo e fator Rh daquela pessoa.

Num mundo futurista apresentado pelos filmes, alguém lê um microchip implantado na pessoa e vê todas as suas informações. Num mundo atual, as agendas em papel pedem esse registro nas páginas iniciais, para casos de emergência, mas elas perdem espaço para os celulares, que centralizam muitas funções.

Então há pessoas que decidiram fazer diferente. De tudo que pode ser registrado, elas escolhem fazer a listagem de tipo sanguíneo, alergias ou problemas de saúde, com a pele falando por si na inconsciência.

ARREPENDIMENTO E REMOÇÃO


É bobagem usar argumentos como envelhecimento ou outros para justificar não fazer tatuagens. Quem faz e quem não faz possui seus motivos para tanto e está convicto disso, e o envelhecimento, quando com exercícios e cuidados, ocorre sem se verificar uma perda forte das características da pele.

Mas pode ocorrer arrependimento por conta do desenho escolhido. Há quem tatue nomes de pessoas ou desenhos que passe a não gostar depois. Ou desenhe coisas no mínimo curiosas, como a senhora que foi notícia no ano passado por tatuar o órgão genital masculino. Como a remoção envolve procedimentos mais difíceis do que a própria tatuagem, é preciso pensar bem antes de fazer, caso haja o desejo de tatuar.

E, com a tatuagem feita, há três procedimentos possíveis. Um deles é o de desenhar outra coisa por cima, em uma nova tatuagem. O segundo é o da cirurgia, com remoção de pele no local da tatuagem.

O terceiro consiste na aplicação de laser. Ele faz com que a tinta seja jogada para camadas mais profundas e passe por fagocitose (quer saber do que se trata? - veja no posts sugerido com link abaixo). Segundo relatam pessoas que fizeram esse procedimento, ele seria mais dolorido do que a própria tatuagem.

CARÁTER E BELEZA


É muito inadequado associar caráter e tatuagens. Elas refletem sim a personalidade, pois pessoas que tatuam flores devem gostar delas, e o mesmo deve valer para animes, retratos e outros tantos desenhos. Entretanto, considerar alguém marginal simplesmente por ser tatuado não faz sentido, pois as tatuagens estão em pessoas de todas as classes e grupos.

Por outro lado, também não se pode taxar pejorativos a quem não quiser fazer e não gostar das tatuagens como elemento estético. Há pessoas que acham mais bonitas peles mais lisas e uniformes, e essa é uma visão que também deve ser respeitada, pois visão de beleza é artigo particular.


👉 E ainda mais para você: Fagocitose



GOSTOU DESTA POSTAGEM ? USANDO A BARRA DE BOTÕES, COMPARTILHE COM SEUS AMIGOS 😉!

Postar um comentário

0 Comentários