Variedades
Na Espanha, havia mais um pai indignado com
a prova de matemática do seu filho. Mas a indignação era com a professora, o
que gerou discussões entre os internautas de lá:
[Imagem: Twitter/reprodução] |
A criança entendeu, com o enunciado da
questão, que deveria escrever, ao lado dos numerais por extenso, o numeral
natural imediatamente posterior. A correção não considerou esse raciocínio,
dando como errada a questão.
Observando as
opiniões de internautas, inclusive brasileiros, nota-se um entendimento errado
pela parte deles também, que passaram mais anos pelos bancos escolares do que a
criança. Ela tentou chegar a uma solução, e isso é válido? Sim, é válido, mas
chegou a um resultado errado.
Isso não significa
necessariamente algo ruim. Em nossa vida, passamos por momentos onde apostamos
em algo e isso pode não ser o melhor. A criança chegou a algo errado e, nem por
isso devemos dizer que ela é que estava correta. Esforçou-se, e isso sim é
fato.
Opiniões apontaram até mesmo a consideração
de toda a questão como certa. Este é outro ponto inadequado, pois poderia dar a
entender que não foi cometido erro algum. Se era desejado amenizar o impacto de
uma questão errada, poderia ser considerada “meia-questão”, por exemplo, se
fosse considerada a capacidade de escrita (por extenso e numeral), que foi
provada. Consultado um perfil do maior órgão de Língua Espanhola do país, a opinião
do mesmo foi favorável à professora, pois não houve erro no enunciado em si.
Esse episódio demonstra uma vontade
incontrolável e crescente das pessoas em achar que educação não passa por
restrições, respostas únicas. Quando for o momento, e não uma prova de
operações matemáticas básicas, será exigida interpretação e simplificações para
resolver problemas, o que não era o caso. Mesmo o resultado nulo da questão irá
ensinar qual deve ser a interpretação correta, para que a resposta seja
adequada.
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