Manspreading ou “Homespalha”

Cultura e Comportamento


A prática conhecida mundialmente como “Manspreading” ou, no bom e velho português, como “Homespalha” consiste em uma posição corporal, geralmente adotada por pessoas do sexo masculino. Esta posição torna-se inconveniente em algumas situações, dentre elas no transporte público (seja em ônibus, metrô e outros). 

http://www.oblogdomestre.com.br/2017/06/Maspreading.Homespalha.Comportamento.html
[Imagem: CBC]



Já afirma a boa e velha etiqueta que as pessoas, sejam elas homens ou mulheres, devem buscar, ao menos em público (pois em situações informais, como no sofá de casa, a descontração reina), manter certa compostura corporal. Quando sentar-se à mesa, por exemplo, manter seus pés a frente de suas cadeiras e não apoiar os cotovelos sobre a mesa (a popular “asa aberta”).

Este comportamento, durante as refeições, é uma demonstração de respeito ao outro, pois as pessoas interferem muito pouco na harmonia do outro ao comer, evitando cutucões ou até mesmo derramar alimentos. No transporte público, soa da mesma forma, pois o espaço dos assentos é mais restrito e, mesmo que não haja quaisquer avisos, um assento deve ser destinado a uma única pessoa (exceto se suas condições físicas realmente não permitirem, como o caso de pessoas com um pouco a mais de massa corporal (em “sobrepeso” ou “obesas”)).

Ao existir uma pessoa esparramada, a outra estará comprimida em seu assento. Quando ambas se mantêm dentro de seu espaço predeterminado, as duas podem aproveitar melhor suas viagens, dentro de uma situação de respeito mútuo.

Em alguns casos, além da questão do desrespeito ao espaço do outro, existe outro grande problema, que é a imposição do contato. O fato de sentar-se com outra pessoa, mesmo que muito bonita e atraente, não lhe dá o direito de forçar o toque por meio de “Manspreading”. Homens, principalmente, deveriam colocar-se no lugar do outro, ou imaginar alguém de sua família passando por situação semelhante – o quão desconfortável seria. Em função deste comportamento, há muitos passageiros e, principalmente, passageiras, que evitam sentar-se, mesmo com assento vago, quando o lugar ao lado se encontra ocupado por um praticante do “Homespalha”.

Diante de liberdades e direitos, a boa convivência se dá pelo respeito. Nessas e outras situações, é preciso pensar que, por mais desconfortável que pareça ficar com as pernas próximas, o sofá de casa permite descontar o tempo perdido.

E ainda mais para você: Cães-guia e outras exceções



GOSTOU DESTA POSTAGEM ? USANDO A BARRA DE BOTÕES, COMPARTILHE COM SEUS AMIGOS 😉!

Postar um comentário

0 Comentários