Anoitece no Iraque

Literatura


Os Atentados de 11 de setembro de 2001 contra as Torres Gêmeas do World Trade Center, em Nova York, entraram para história como o maior ataque terrorista da história. A versão oficial é de que os atentados foram cometidos pelo grupo terrorista Al-Qaeda, que tinha como líder na época o saudita Osama Bin Laden. Depois dos ataques, os Estados Unidos declararam guerra ao terrorismo e o radicalismo islâmico.


[Imagem: Mundo em Pauta]


» Apelo

Nesse tempo, os norte-americanos invadiram o Afeganistão e o Iraque, com a intenção de acabar o regime Talibã e derrubar o ditador Saddam Hussein, respectivamente. Existem várias teorias da conspiração de que os Estados Unidos forjaram esses Atentados para terem motivos para invadir esses países citados acima. Com base dessas teorias de conspiração é a base do romance Anoitece no Iraque do escritor espanhol Patrick Ericson.

O personagem principal desse romance é o tenente Jack Parsons, que busca vingança contra os radicais islâmicos. Ele pensava que foram eles que causaram os Atentados contra Torres Gêmeas, no qual sua esposa, grávida de seu primeiro filho, foi uma das milhares de vítimas dessa tragédia. Obcecado pelo ódio, Jack jurou que iria fazer justiça com as próprias mãos contra todo o mundo islâmico.

Antes de começar o romance, no início do livro, há um prólogo que passa em 1998, na cidade escocesa de Turnberry. Nesse prólogo é uma reunião entre dois líderes (um norte-americano e um britânico) não identificados falam de um plano para conquistar as principais reservas de petróleo do mundo, que ficam no Oriente Médio. Eles chegaram à conclusão que para conseguir essas reservas de petróleo era preciso criar um inimigo, que nesse caso seria o mundo árabe.

Durante o romance ele começa a descobrir que não são os terroristas islâmicos que planejam os Atentados, mas sim os líderes da sua própria nação. Ele descobre que existe um plano de dominação mundial por parte das principais potências do mundo como os Estados Unidos e Reino Unido chamado de Projeto Brainwashing (“lavagem cerebral”). Esse projeto pretende instaurar A Nova Ordem Mundial.

A descoberta do Projeto Brainwashing por Parsons foi porque o arqueólogo iraquiano Rajmani tentou vender essas informações para o jornalista Rory Moore rede britânica BBC World News. Em troca dessas informações o arqueólogo queria um milhão de dólares e passaportes para ele e sua família começarem a vida em outro lugar fora do Iraque. Após a descoberta de projeto o tenente Parsons começa uma nova vingança, mas dessa vez com o seu país.

Garanto que é um romance de tirar o folego. Apesar de ser ficção, Anoitece no Iraque faz a gente pensar, será que somos mesmo manipulados pelas potências mundiais? Quem serão os nossos verdadeiros inimigos são mesmo os terroristas ou os norte-americanos?

O diferencial de Anoitece no Iraque é que esse romance tem personagens reais como ex-presidente dos Estados Unidos George W. Bush, o atual presidente norte-americano Barack Obama, o terrorista Osama Bin Laden e a ex-primeira ministra do Paquistão Benazir Bhutto. Com personagens reais, faz que gente se questione será que essas teorias de conspiração são verdadeiras ou fantasia do autor. Essa história é bem elaborada pelo Patrick Ericson, que poderia ser adaptada para o cinema. Mas será difícil porque os maiores estúdios de cinema são americanos e romance coloca em xeque o patriotismo norte-americano. Eu recomendo a leitura de Anoitece no Iraque - leia e se surpreenda com essa história como eu me surpreendi!

SOBRE O AUTOR



[Imagem: Mundo em Pauta]


Patrick Ericson (pseudônimo de José María Fernández-Luna Martinez) nasceu em Alhama de Murcia, Espanha, em 1962. Eclético e autodidata, estreou em 2000 com o romance Baile de Dríadas. Já publicou sete livros, entre eles o de poesia De Profundis. Em 2010, a editora Geração lançou seu best-seller O Símbolo Secreto, romance sobre a maçonaria.
.

ESTE É UM ARTIGO ESCRITO POR MATEUS ROSA, jornalista formado pela UNIFACVEST de Lages/SC. Originalmente, este texto pertencia ao blog Mundo em Pauta, que atualmente faz parte do Blog do Mestre. Mateus Rosa ainda é autor do Repórter Riograndense, site que trata da cultura gaúcha envolvendo curiosidades, tradicionalismo e a agenda local.


👉 E ainda mais para você: O grande livro do jornalismo



GOSTOU DESTA POSTAGEM ? USANDO A BARRA DE BOTÕES, COMPARTILHE COM SEUS AMIGOS 😉!

Postar um comentário

0 Comentários