Qual interruptor acende a lâmpada?

Curiosidades


Seguindo a tradição d’O Blog do Mestre em desvendar alguns desafios da Web, desta vez vamos descobrir qual interruptor que acende a lâmpada representada na imagem abaixo. Antes de ler o resto do texto, olhe atentamente, caso quiser siga os fios e pense qual dos quatro interruptores acende a lâmpada:  

http://www.oblogdomestre.com.br/2017/01/QualInterruptorAcendeALampada.Curiosidades.Desafios.html
[Imagem: Circulando pelo Facebook]


Como todo problema, a gente precisa estabelecer algumas condições para obter uma resposta. Como não se pode supor coisa alguma além do que a imagem mostra, vamos considerar o seguinte:

- Não há outro fio ligado à lâmpada além daquele que podemos observar;

- É um bocal de lâmpada e não um abajur (só um fio passa pelos cabos brancos).

Toda instalação de iluminação envolve três fiações distintas: fase, neutro e comando. O fio fase do circuito de iluminação vai até o interruptor, de onde sai o fio comando, ligado na lâmpada (o virar da tecla abre ou fecha o circuito). O fio neutro, por sua vez, é ligado diretamente.

Indo apenas pela intuição de seguir os fios, vemos que o comando está ligado, após muitas maçarocas, ao interruptor amarelo. Mas ele não acende a lâmpada, pois falta o neutro. Assim, nenhum interruptor acende a lâmpada, pois falta o outro fio para fechar circuito!


E ainda mais para você: Quantas pessoas há na família?



GOSTOU DESTA POSTAGEM ? USANDO A BARRA DE BOTÕES, COMPARTILHE COM SEUS AMIGOS 😉!

Postar um comentário

0 Comentários