Fez quatro estações em um dia?!

Variedades


Você certamente já falou ou ouviu alguém falar que “fez” quatro estações em um dia (sic). É uma expressão bastante comum, mas que não faz sentido algum, por dois motivos bem interessantes. 

http://www.oblogdomestre.com.br/2017/01/FezQiatroEstacoesEmUmDia.Variedades.html
[Imagem: Jonycunha]


O primeiro é o de que estações não acontecem porque chove ou o dia esteja ensolarado (veja mais nos posts sugeridos), mas correspondem a períodos do ano. Assim, não “faz inverno” nem “faz verão”, nem “faz outono” e nem “faz primavera”, sendo os dois primeiros os mais comuns.

E, com a cultura popular de definir calor como verão e frio como inverno, surge a pior expressão de todas: “fez quatro estações em um dia”, muitas vezes acrescida de outros lugares-comuns como “o tempo está louco” ou “isso acontece porque o homem está acabando com tudo”.

As pessoas em geral precisam entender que, principalmente em estações de transição, como o outono ou a primavera, costuma ocorrer variação de temperatura diária, com pico no meio dia. Chuvas também podem acontecer com frequência. Ventos, massas de ar, altitude e uma série de outros elementos acabam influenciando o clima e evitando haver um padrão consistente ao longo do dia.

O segundo motivo é que, dentro de um mesmo dia, que é o dia de transição, podem ocorrer somente duas estações distintas. Usualmente a mudança não coincide com a meia noite.





GOSTOU DESTA POSTAGEM ? USANDO A BARRA DE BOTÕES, COMPARTILHE COM SEUS AMIGOS 😉!

Postar um comentário

0 Comentários