Que climas você encontra no Brasil?

Variedades

Quando se fala em clima, logo vem a associação aos termos ‘tempo’ e ‘temperatura’, pensando no conjunto de condições físicas que definem o ambiente. Clima também pode significar humor ou vontade de fazer algo, que também pode depender do clima 😁
O Brasil é um país de dimensões continentais. Se dentro de um mesmo estado, cidades vizinhas ou ainda mesmo dentro de uma mesma cidade há diferenças no clima, imagine em todo o País. Fatores como o relevo, distância ao oceano, presença da Floresta Amazônica, entre outros são promotores de variações bastante grandes, que definem os tipos de climas a seguir:

[Imagem: Toca da Cotia]


Equatorial (Amazônia, norte mato-grossense, oeste maranhense): sofre ação direta das massas de ar equatorial continental e equatorial atlântica, de ar quente e úmido. As temperaturas médias são elevadas, estando entre 25 a 27 °C, com chuvas bem distribuídas e ao longo de todo o ano. A amplitude térmica é bastante baixa, ficando em torno de 3 °C.

Tropical (Brasil central, oeste do Maranhão, Piauí – grande parte, leste da Bahia e de Minas Gerais, Roraima): As temperaturas ficam na casa dos 18 até 28 °C, com amplitude térmica variando de 5 a 7 °C. Há dois períodos bem definidos ao longo do ano: um de chuvas e outro seco (é incorreto dizer que são estações porque há quatro estações ao longo do ano, definidas por condições astronômicas). As chuvas se concentram principalmente em meses de verão, enquanto que no inverno ocorre redução da umidade relativa. Anualmente, chove cerca de 1500 mm/ano.

Tropical de Altitude (planaltos de altitude acima de 800 m acima do nível dos oceanos, em Espírito Santo, Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo): sofre influência da massa de ar tropical atlântica, que produz chuvas no período do verão. A temperatura é amena, variando entre 18 e 22 °C, com amplitude anual entre 7 e 9 °C. No inverno, ocorrem geadas relativamente frequentes.

Tropical Úmido (faixa litorânea desde o Paraná até o Rio Grande do Norte): Sofre chuvas intensas por conta da ação direta da massa tropical atlântica, (quente e úmida). A temperatura varia na faixa de 18 a 26 °C, A amplitude térmica não é uma constante, aumentando no sentido sul. A maior parte das chuvas ocorre no Inverno no Nordeste e no verão no Sudeste, resultando em um índice pluviométrico médio de 2 mil milímetros anuais.

Subtropical (ao sul do trópico de Capricórnio: sul de SP, quase todo o Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul): Sofrendo influência da massa polar atlântica, sua temperatura média anual é de 18 °C e amplitude térmica de até 10 °C. Há chuvas não são muito intensas, mas bem distribuídas ao longo do ano, estando na casa dos 1000 milímetros anuais.  Além de verões quentes (na casa dos 30ºC, só não comparáveis aos do Rio de Janeiro, por exemplo) ocorrem geadas (cada vez menos frequentes) ou, mais raras e aguardadas pelos moradores e pelos turistas, as ocorrências de neve (que no Brasil não passam a ser um problema mais sério como em outros países). Com ou sem neve, várias cidades registram temperaturas negativas.

Semiárido – Ocorre no interior do Nordeste, na região conhecida como Polígono das Secas. Corresponde a quase todo o sertão nordestino e aos vales médio e inferior do rio São Francisco. Caracteriza-se por temperaturas elevadas (média de 27 °C) e chuvas escassas e mal distribuídas, em torno de 700 milímetros anuais. Há períodos em que a massa equatorial atlântica (superúmida) chega ao litoral norte da região Nordeste e atinge o sertão, causando chuvas intensas nos meses de fevereiro, março e abril.

.





GOSTOU DESTA POSTAGEM ? USANDO A BARRA DE BOTÕES, COMPARTILHE COM SEUS AMIGOS 😉!

Postar um comentário

0 Comentários