Use farol baixo!

Utilidades


Desde 7 de julho de 2016, nas rodovias federais, passou a ser obrigatório o uso de farol baixo mesmo durante o dia, independentemente de condição adversa (como neblina ou mesmo cerração). A pena para quem não cumprir esta Lei (13.290 de 23 de maio de 2016) é de 4 (quatro) pontos na carteira e multa de R$ 85,13 (oitenta e cinco reais com treze centavos) – infração de gravidade média. Até aí já era esperado, dados os efeitos benéficos que a aplicação da Lei causa, já sendo obrigatório o acendimento em motocicletas desde muito tempo antes. Mas existem outros detalhes que devem ser observados por trás da aprovação da nova Lei.

Farol do Golf
[Imagem: Revista Autoesporte]


A partir do momento em que se obriga alguém a ter o farol aceso o tempo todo, realmente há um consumo maior de bateria a fim de atender a demanda por energia elétrica. Várias pessoas se questionam se isso seria interessante por haver épocas do ano em que a luminosidade é alta, como no verão, onde não há reais dificuldades diurnas de visibilidade e seria um custo desnecessário.

O maior benefício está no aumento de visibilidade em até 60% (sessenta por cento), a uma distância de até 3 km (três quilômetros) em tangentes (retas), segundo pesquisas canadenses. No Brasil uma das principais causadoras de acidentes é a colisão frontal devido à imprudência.

Por outro lado, vários motoristas não possuem zelo e atenção com seus faróis, não os usando de maneira correta. Durante o dia já era necessário usar faróis acesos em túneis, ou mesmo à noite, onde é preciso usar farol baixo ao cruzar outro veículo, determinação que não é seguida por boa parte dos motoristas. Com a necessidade de maior cuidado, pode ser que os motoristas atentem mais aos seus faróis.

Também é importante, para evitar ser penalizado com multa, verificar que tipo de iluminação é considerada farol baixo. No Rio Grande do Sul, por exemplo, a Polícia Rodoviária Federal passou a aceitar DRL (faróis de rodagem diurna) de LED como farol baixo, após polêmica envolvendo um aumento crescente de multas.



E ainda mais para você: Deputado em devaneio




GOSTOU DESTA POSTAGEM ? USANDO A BARRA DE BOTÕES, COMPARTILHE COM SEUS AMIGOS 😉!

Postar um comentário

0 Comentários