Qual foi o primeiro jornal publicado no Brasil?

Curiosidades


Quando se fala no primeiro evento na História sobre qualquer coisa, sempre há divergência. Enquanto que no Brasil consideramos Santos Dumont como o pai da aviação, boa parte do mundo considera os Irmãos Wright como sendo responsáveis pelo feito. A primeira rodoviária do Brasil, conforme estampado no próprio estabelecimento, foi construída em Vacaria - RS, mas há quem afirme que a primeira rodoviária foi criada em Belo Horizonte - MG. O mesmo vale para os jornais, onde não há apenas uma resposta para o tema, conforme o site ‘Observatório da Imprensa’.

Mídia escrita
[Imagem: Lantin Design]


Antes do advento dos grandes meios de comunicação de rádio, tevê ou websites, a única forma de transmissão de ideias era por meio de jornais. Vários movimentos políticos difundiram suas ideias às demais pessoas por meio de jornais, diferentemente de hoje, onde o jornal deve buscar trazer a notícia sem tentar transmitir uma opinião prévia, o que é um grande desafio.

A data de publicação do primeiro jornal brasileiro, segundo historiadores, seria de 1808. Não há um consenso quanto a qual jornal seria: ou o ‘Correio Braziliense’ ou a ‘Gazeta do Rio de Janeiro’, sendo que o primeiro era editado em Londres e o segundo completamente produzido no Brasil. Mas, indo mais a fundo na História, há quem afirme que não foi nenhum dos dois.

A coroa portuguesa esteve proibindo algumas iniciativas de criação de jornais, até a instalação da imprensa oficial no Brasil, na época da vinda de Dom João VI. Mas, ainda assim, com impressão na tipografia de dois frades capuchinhos, teria circulado durante um curto período de tempo a publicação ‘La Croce Del Sud’, com conteúdo em italiano e uma pequena seção em português. Mas, devido a sua curta duração, perderam-se no tempo os poucos exemplares.

Geralmente a menção a este e outro jornal vêm de publicações sobre imigração italiana. Há quem afirme, pela falta de provas, que eles nunca existiram. Outros autores afirmam que poderia ter sido um jornal manuscrito. Mas, pelo fato de haver a proibição de produzir jornais no Brasil pela coroa portuguesa já é considerado por muitos historiadores afirmar que 1808 é o ano do início da imprensa escrita no Brasil.

E ainda mais para você: Para tudo existe um jeito de fazer




GOSTOU DESTA POSTAGEM ? USANDO A BARRA DE BOTÕES, COMPARTILHE COM SEUS AMIGOS 😉!

Postar um comentário

0 Comentários