O que faz um Engenheiro?

Variedades


Dentre os profissionais das ciências chamadas de 'exatas', o Engenheiro é aquele que converte a necessidade em solução, usando princípios matemáticos e propriedades dos materiais ou procedimentos, buscando um bom equilíbrio entre custos e benefícios. Várias são suas áreas de atuação, incluindo a Construção Civil, Máquinas e Equipamentos, Gestão de Processos, uso dos Recursos Naturais, Redes de Transmissão de Energia, Conhecimento gerado em um empreendimento, entre muitas outras. Para cada uma destas áreas há uma divisão da Engenharia que é competente para atuar. 

Engineer
[Imagem: FUCAPI]


Assim, temos os Engenheiros Civis, Mecânicos, Eletricistas, de Produção (Civil, Mecânica ou Elétrica), de Gestão do Conhecimento, Químicos, de Alimentos, Sanitaristas e Ambientais, entre outros. Cada um projeta com base na sua capacidade de engenhar (criar) e dentro de regras estabelecidas por Normas Técnicas ou outros documentos normativos, levando em conta sua competência específica.

O destaque para o termo 'exatas' se deve ao fato de que Engenharias trabalham com variáveis não determinísticas, ou seja, que os valores possuem uma distribuição de frequência. Assim, são usados valores estatísticos com uma pequena probabilidade de falha, para valores de resistência de materiais, por exemplo.

O órgão de classe respectivo é o CREA, que já congregou arquitetos, mas atualmente só responde aos Engenheiros e aos Agrônomos. Para cada projeto que um Engenheiro venha a trabalhar, este deverá proceder o registro junto ao CREA estadual, que se chama Anotação de Responsabilidade Técnica, ou ART, que, como o nome menciona, atribui responsabilidade ao projetista, além de ser fonte de dados para o acervo técnico do Engenheiro, demonstrando toda a sua experiência profissional.

E ainda mais para você: Cotagem em Desenho Arquitetônico




GOSTOU DESTA POSTAGEM? USANDO A BARRA DE BOTÕES, COMPARTILHE COM SEUS AMIGOS!

Postar um comentário

0 Comentários