Diagramas de rede PERT/CPM

Gestão de Projetos



Os diagramas de rede são representações gráficas que indicam a sequência de atividades a serem desempenhadas dentro de um projeto, sua relação de dependência e duração, entre outras informações. A denominação destes diagramas como PERT/CPM se deve, basicamente às origens do método, sendo CPM uma sigla em inglês para Método do Caminho Crítico. 


Redes PERT/CPM

[Imagem: Plusformacion]




As atividades de um dado projeto não são totalmente consecutivas, ou seja, algumas ocorrem em paralelo, havendo inclusive folga entre mais de uma atividade predecessora a outra. O Caminho Crítico consiste na sequência de atividades que não apresentam folga e que definem a duração do projeto.

Nelas é preciso ter um maior enfoque em controle e, possível redução de duração. Nas demais, havendo folgas, o gestor de projetos precisa saber manejar segundo os recursos disponíveis como ocorrerá certa atividade e como será disposta a folga.

A representação, feita com base na estrutura analítica de projeto - EAP - pode se dar por redes em diagramas de flechas ou de blocos. No modelo de flechas, tem-se atividades delimitadas por eventos ou marcos, cada uma tendo seu par de eventos inicial e final, não podendo haver um par ou mais de eventos com o mesmo, o que define a necessidade de atividades fictícias. Já no modelo de blocos, cada bloco é uma atividade, com blocos-marco de início e fim.

Cada um destes modelos de diagramas (existem ainda mais) possuem vantagens e desvantagens, cada um destacando algo. Mas, uma visão ampla de projeto é algo que vem de um bom gestor de projetos.




E ainda mais para você: O que são projetos ou empreendimentos?







GOSTOU DESTA POSTAGEM? USANDO A BARRA DE BOTÕES, COMPARTILHE COM SEUS AMIGOS!

Postar um comentário

0 Comentários