(sic)

Língua Portuguesa


A Língua Portuguesa caminha rumo à perda de alguns dinossauros históricos e à criação de outros para o futuro, mas sempre foi válida a máxima de ajustar o texto ao público e a finalidade.  Porém, isto não significa que, em alguns casos, você não precise usar alguma citação de algum texto ou muito estranho ou que tenha te impressionado. Algumas formas diferentes podem ser usadas para indicar, ao longo de um texto, que pode ser estranho, mas é real, e uma delas é o uso do advérbio (sic) entre parênteses após a citação.

como usar (sic)
[Imagem: (Adaptção) Metal Archives]


Usando um exemplo bastante comentado, proferido pela presidenta Dilma Rousseff:

"Então, para mim, essa bola é o símbolo da nossa evolução, quando nós criamos uma bola dessas, nos transformamos em Homo sapiens e mulheres sapiens (sic)."

Há a possibilidade de este texto não ter sido um ato falho, mas uma força de expressão. De qualquer forma, a plateia e boa parte do povo brasileiro achou curiosa a parte em que se fala de 'mulheres sapiens', merecendo usar o advérbio (sic), entre parênteses, fazendo esta indicação. Há outra forma possível de destacar textos ou trechos de textos que tenham chamado atenção: usando aspas simples grifando o que chama atenção (no caso, mulheres sapiens) e seguir usando aspas duplas nos limites da citação (veja que usamos este recurso neste parágrafo mesmo, mas segue mais um só para confirmar):

"Vote em Tiririca, pior que tá 'num fica'."

E ainda mais para você: O que que se um tem, todos têm?




GOSTOU DESTA POSTAGEM? USANDO A BARRA DE BOTÕES, COMPARTILHE COM SEUS AMIGOS!

Postar um comentário

0 Comentários