Princípios Básicos do Excel (VI) – Operações com matrizes – Soma, Subtração e Multiplicação

Tecnologia


Para realizar operações com matrizes, como soma, subtração e multiplicação (não há ‘divisão’ entre matrizes), é preciso seguir os mesmos princípios que a matemática nos ensina, quais sejam:

- A soma e subtração ocorre, para cada elemento de mesma posição, com duas matrizes de mesmo número m de linhas e n de colunas, sendo uma operação comutativa (não importa a ordem);

- O produto entre matrizes ocorre com uma matriz A (m x n) e uma matriz B (n x p), ou seja, sempre o número n de colunas da primeira matriz é igual ao número n de linhas da segunda, não sendo uma operação comutativa, gerando uma matriz C (m x p).

Para a soma entre matrizes, é relativamente simples o procedimento, demonstrado na figura abaixo:

MSOffice Excel
[Imagem: O Blog do Mestre]


Note que o Excel em si é uma grande matriz gigante e, cada célula representa um elemento da matriz. Para fazer a soma, basta indicar qual elemento somar e, usando o endereçamento relativo (o famoso selecionar e arrastar fórmula), completa-se a soma ou subtração de elementos. Para o caso de soma/subtração, uma célula sem nenhum número é entendida como elemento igual a zero.

Já para a multiplicação, você também poderia montar a fórmula de produto entre vetores e indicar qual o valor para cada elemento da matriz-produto C, mas isso seria extremamente chato e demorado, mas se você quiser tentar... O melhor é usar a função =MATRIZ.MULT, selecionando todas as células onde irá ficar o resultado do produto. Escolha as células onde irá ficar a matriz A e depois as células da matriz B. Por fim, antes de confirmar, clique ctrl + ↑ (shift) + Enter.

MSOffice Excel
[Imagem: O Blog do Mestre]


A combinação destas três teclas sempre deve ser feita para fórmulas matriciais funcionarem. Outra opção, para o exemplo da imagem acima, seria selecionar as células para a matriz-produto e fazer a fórmula =(A3:B4*D3:E4) e finalizar com ctrl + ↑ (shift) + Enter. Lembre-se que para multiplicar, nenhuma célula deve estar vazia, devendo-se acrescer 0 nos elementos nulos.

No próximo post desta série, veja como resolver sistemas lineares usando o Excel, em que estes e outros conceitos serão tratados.





GOSTOU DESTA POSTAGEM? USANDO A BARRA DE BOTÕES, COMPARTILHE COM SEUS AMIGOS!

Postar um comentário

0 Comentários