Softwares
Algumas funções do Excel são interessantes
para conseguirmos definir critérios de cálculos mesmo se houver uma condição
restritiva, com o uso de condicionais. E outras auxiliam numa melhor
compreensão dos resultados e mesmo em uma leitura facilitada dos dados
dispostos em planilha, e hoje vamos falar um pouco mais de algumas destas
funções.
Primeiramente,
vamos começar pela ordem alfabética, que é uma forma bastante interessante de
organização, desejável em alguns casos. Para isso, selecione uma série de dados
em coluna (não em linha), vá em página inicial / classificar e filtrar /
Classificar de A a Z, em um ícone que possui estas duas letras e uma seta de
sentido, que é semelhante em outros programas do pacote Office.
[Imagem: O Blog do Mestre] |
Mas,
suponhamos que precisamos destacar todas as células neste nosso conjunto que
tenham o texto “a”. Para isso, vá em Página Inicial / Formatação Condicional / Realçar
regras das células / Texto que contém... Na janela que aparecer, escolha qual
texto deve ser destacado e qual a formatação do texto e do plano de fundo.
Após, basta dar OK.
[Imagem: O Blog do Mestre] |
Outras
possibilidades de formatação dão possíveis no outro submenu da Formatação Condicional,
onde você pode ranquear valores numéricos, também, com ícones ou gradações de
cor. Em formatação condicional / barras de dados, você tem barras nas células
que fazem proporções entre os dados (1). Em formatação condicional / escalas de
cor, você pode indicar uma gradação de cor, dos piores aos melhores resultados.
No nosso caso, a escala de cor indicaria como pior resultado o número 1, mas
isto pode ser ajustado (2). Em formatação condicional / conjuntos de ícones,
você pode usar a sequência de ícones, que acabará fazendo um ranqueamento
segundo os ícones disponíveis, possuindo apenas um número de estágios
equivalente ao número de ícones (3 e 4)
[Imagem: O Blog do Mestre] |
Em
grandes séries de dados, pode ser incômoda a leitura de uma dada coluna sem
permanecer a visualização do cabeçalho da tabela. Em um recurso semelhante ao
de nossa página, você pode manter uma linha ou uma coluna fixa no topo ou na
esquerda. Para isso, vá em Exibição / Congelar Painéis e escolha se quer
congelar a primeira linha ou a primeira coluna. Assim, ela se manterá visível e
auxiliará na leitura dos dados de maneira muito mais prática.
[Imagem: O Blog do Mestre] |
No
próximo post desta série, veja como adicionar dados de texto de arquivos do
bloco de notas (.txt) em uma planilha do Excel.
□
GOSTOU DESTA POSTAGEM? USANDO A BARRA DE
BOTÕES, COMPARTILHE COM SEUS AMIGOS!
0 Comentários
Seu comentário será publicado em breve e sua dúvida ou sugestão vista pelo Mestre Blogueiro. Caso queira comentar usando o Facebook, basta usar a caixa logo abaixo desta. Não aceitamos comentários com links. Muito obrigado!
NÃO ESQUEÇA DE SEGUIR O BLOG DO MESTRE NAS REDES SOCIAIS (PELO MENU ≡ OU PELA BARRA LATERAL - OU INFERIOR NO MOBILE) E ACOMPANHE AS NOVIDADES!