O que é que se um tem, todos têm?

por - segunda-feira, junho 15, 2015

Língua Portuguesa


Apesar de as mudanças promovidas pela última reforma ortográfica tenham afetado alguns vocábulos da língua portuguesa, algumas regras permanecem intactas. Um destes casos é o do verbo ter em suas formas singular e plural flexionadas. Na forma plural, há um acento circunflexo obrigatório, que será repassado às demais palavras / verbos que terminem com este mesmo fragmento. 

[Imagem: Capa de Revista]


Assim:

- ‘as cápsulas contêm’;
- ‘os filtros retêm’;
- ‘os grandes atletas obtêm’.

Ou, em algumas formas verbais advindas da partícula vir:

- ‘aos grandes republicanos convêm’.

Porém, quando no singular, as versões compostas de ter e vir, cuja pronúncia é a mesma, mas a escrita se diferencia, trocam o acento circunflexo pelo agudo. No caso de estarmos falando dos próprios ter e vir, eles não têm acento agudo em suas versões singulares na terceira pessoa:

- ‘A mulher tem um jeito todo especial de ser’;
- ‘A garrafa contém 1500mL de água’;
- ‘Cada vendedor não sossega se não obtém as cotas diárias estipuladas’.


E ainda mais para você: Você sabe onde usar o hífen?





GOSTOU DESTA POSTAGEM? USANDO A BARRA DE BOTÕES, COMPARTILHE COM SEUS AMIGOS!

#PartiuLer Mais essas sugestões de posts!

0 comentários

Seu comentário será publicado em breve e sua dúvida ou sugestão vista pelo Mestre Blogueiro. Caso queira comentar usando o Facebook, basta usar a caixa logo abaixo desta. Não aceitamos comentários com links. Muito obrigado!

NÃO ESQUEÇA DE SEGUIR O BLOG DO MESTRE NAS REDES SOCIAIS (PELO MENU ≡ OU PELA BARRA LATERAL - OU INFERIOR NO MOBILE) E ACOMPANHE AS NOVIDADES!