Significados das bandeiras (13) - Estado do Rio Grande do Norte

Curiosidades

A Bandeira do Rio Grande do Norte, assim como nos estados do RS, SC, RJ e outros, como já vimos, possui o brasão estadual impresso também em sua bandeira. A tropicalidade brasileira, presente neste estado, fica bem evidente neste brasão, que possui uma palmeira, a vista marinha e uma pequena jangada em destaque. Diferentes brasões costumam usar fitas para indicar nomes ou datas de fundação, mas, no caso do brasão potiguar, a fita é desenhada de forma mais mimosa, formando um tope, não deixando espaço para mais informações sobre ela. A flor do algodoeiro, segundo a Lei nº 2.160 de 1957, foi inserida, sendo considerada desde então o emblema floral do estado. O brasão foi instituído pelo decreto nº 201 de 1909.

RN
[Imagem: Wikipedia]


Com a jangada, estão representadas também duas atividades econômicas bastante importantes neste estado: a pesca e a extração de sal (da qual o estado corresponde a 95% da produção nacional). A fita em tope está amarrando um feixe de cana-de-açúcar, outra importante atividade econômica.

Saindo do brasão (criado pelo escultor Corbiniano Vilaça), que se encontra sobre a bandeira, vamos à bandeira propriamente dita: ela foi instituída pela mesma lei que instituiu o emblema floral (ou seja, ele não foi inserido depois, como já ocorreu em alguns casos),  após passar pela sanção do governador (à época) Dinarte de Medeiros Mariz. A ideia de sua criação veio de um grupo de pessoas ligadas à cultura potiguar, cabendo ao historiador Luís da Câmara Cascudo a missão de estudar a forma da bandeira.

Quanto à forma, ela possui a proporção 1,5 x 1, com uma faixa verde (da mesma cor da bandeira nacional) e outra branca. O brasão fica assentado sobre um fundo amarelo, que forma um escudo. Em conjunto com o brasão, a tropicalidade, com dias de sol forte, bonito e intenso fica ainda mais evidente diante deste fundo em amarelo.

E ainda mais para você: Significado da Bandeira da Bahia





GOSTOU DESTA POSTAGEM? USANDO A BARRA DE BOTÕES, COMPARTILHE COM SEUS AMIGOS!

Postar um comentário

0 Comentários